PMMA celebra formatura do Curso de Formação de Cabos e abertura do curso de formação de sargentos com Ação Social no CFAP

Foto: Nilson Figueiredo

Por 5ª Seção da Policia Militar

A Polícia Militar do Maranhão por meio da Diretoria de Ensino realizou no início da manhã desta segunda-feira (21), no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), a solenidade de formatura do Curso Especial de Formação de Cabos (CEFC ) e a abertura do Curso de Especial de Formação de Sargentos (CEFS). Na ocasião foi realizada também uma Ação Cívico Social (Aciso) para as comunidades próximas ao CFAP, como parte das comemorações alusivas ao Dia do Soldado que acontece no próximo dia 25 de agosto.
Foto: Nilson Figueiredo

 Os cursos de Formação e Aperfeiçoamento da PMMA têm como objetivo qualificar as praças da Corporação no que diz respeito aos conhecimentos necessários para ascensão profissional, estimulando doutrinas e práticas uniformes. Além de contribuir com a integração dos policiais militares e promover a consolidação das políticas públicas na área da segurança. A conclusão do curso com aproveitamento é um dos requisitos essenciais para a nova promoção.

Além de São Luís, as etapas do CEFC aconteceram simultaneamente em outros quatro polos de ensino, distribuídos em diversas regiões maranhenses: Imperatriz (3º BPM), Balsas (4º BPM), Timon (11º BPM) e Bacabal (15º BPM).

Estiveram presentes na solenidade de encerramento do curso: o Secretário de Estado de Segurança, Jeferson Portela; o Comandante Geral da PMMA, o coronel Frederico Pereira; o Subcomandante da PMMA, coronel Luongo; o Diretor de Ensino da PMMA, coronel Ozório; o comandante do Comando de Policiamento de Área Metropolitana I – CPAM I, coronel Pedro Ribeiro; o comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças – CFAP, tenente coronel Andrade; além de representantes civis, familiares, praças e oficiais da corporação.

O Comandante do CFAP, tenente coronel Andrade falou sobre a importância da qualificação profissional e o aprimoramento das técnicas policiais para atender a sociedade. “Esse processos de formação e qualificação dos nossos profissionais fortalecem a instituição e consequentemente a segurança pública do Estado." Afirmou o oficial.

O Comandante Geral da PMMA, coronel Frederico Pereira parabenizou os formandos, seus familiares e o empenho da Diretoria de Ensino na realização frequente de cursos de qualificação e formação da PMMA. “Encerramos hoje mais um curso de formação de cabos, parabenizo o CFAP a Diretoria de Ensino, os alunos e todos aqueles que contribuíram para o sucesso deste curso. Com o apoio do governo estamos qualificando maciçamente os nossos policiais. Estamos investindo em segurança pública para o crescimento de nossa polícia. Daqui sairão homens e mulheres mais qualificados para enfrentar os desafios da rotina policial militar.” Ressaltou o comandante.

O Secretário de Segurança do Estado, Jeferson Portela, em sua fala destacou o empenho do Estado e da PMMA na qualificação dos profissionais de segurança pública. “Isso fortalece as pessoas que se formam, mas, sobretudo, a instituição e o Estado que absorvem cada vez mais conhecimento para combater o crime para defesa do cidadão, protegendo assim a sociedade maranhense.” Destacou o Secretário.

Além da solenidade militar foi realizada uma Ação Cívico Social nas dependências do CFAP, para atender as comunidades próximas, com diversas atividades como: aplicação de flúor, atendimento médico com distribuição de medicamentos e emissão de documentos por uma unidade do Viva Cidadão. Além dos atendimentos foram distribuídas cestas básicas e 2.200 kg de peixe.


Comentários