POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO


CPAM-2   -   13°BPM

A POLICIA MILITAR REALIZOU EM S. J. RIBAMAR A OPERAÇÃO RIBAMAR EM PAZ, DE FORMA INTEGRADA COM A GUARDA MUNICIPAL , PARA CONTROLE DO TRÂNSITO NA MA-201 ESPECIALMENTE DAS MOTOS QUE SE DESLOCARAM PARA A SEDE DO MUNICÍPIO, APÓS O CANCELAMENTO DA ROMARIA DOS MOTOCICLISTAS QUE ESTAVA PREVISTA, O QUE OCORREU POR FALTA DE ORGANIZACAO E DE AUTORIZAÇÃO DOS ÓRGÃOS COMPETENTES.

A Policia Militar, através do 13º BPM, planejou e executou a OPERACAO RIBAMAR EM PAZ, integrada com a Guarda Municipal de S. J. Ribamar,  com o apoio do Batalhao Rodoviário - BPRv, do Batalhão Tiradentes e do 6°BPM, sob o Comando do Ten Cel Jessé, cujo objetivo foi controlar o trânsito na MA- 201, Estrada de Ribamar e sobretudo a  imensa quantidade de motocicletas que se deslocou para a sede do município, mesmo após ter sido cancelada a Romaria dos Motociclistas deste ano, por falta de organização e de autorização dos órgãos públicos de segurança e daqueles com competência sobre as vias pública. 

Esse tipo de evento, da forma como vinha sendo realizado, considerando o aumento de condomínios,  conjuntos residenciais e bairros ao longo da MA-201, aumentando também, na mesma proporção, a demanda sobre a referida via, coloca em risco a segurança pública, a integridade física das pessoas que participam e da comunidade em geral, produz ainda muita perturbação do sossego, uma vez que pessoas de ma índole, retiram o silenciador da descarga da moto e se infiltram no meio das outras motocicletas regulares, roubam motos nos dias que antecedem o evento para garantir participação, roubam outras motos durante o percurso e com elas praticam assaltos, roubos, cometem infrações de trânsito graves, direção perigosa, ingestão de bebida alcoólica durante o evento, tornando-o intolerável, inaceitável, inadmissível da forma como vinha sendo realizado, especialmente sem um planejamento adequado, integrado com os órgãos de segurança pública e daqueles responsáveis pelas vias públicas, tanto do Estado como dos municípios afetados.

Assim, durante a operação desencadeada, foi realizada uma grande barreira policial em São José dos Índios, no local houve intensa fiscalização nos veículos e condutores, de maneira que só passaram aqueles que estavam devidamente regulares, ao mesmo tempo, vinte motocicletas policiais e seis viaturas do 13°BPM, do BPRv e do Batalhão Tiradentes patrulharam a MA-201 em toda a sua extensão, várias motocicletas irregulares foram notificadas ou apreendidas, foi mantida a ordem e a paz pública em São José de Ribamar e em todos os municípios da região metropolitana.