18 boas opções de voto para vereador em São Luís


Há poucos dias da eleição municipal e após um mês analisando várias campanhas e candidaturas, encontrei muitos candidatos que podem representar bem o eleitorado de São Luís. Se a Câmara Municipal seguir uma casa de inúteis que não ajudam em absolutamente em nada no desenvolvimento da cidade, não terá sido por falta de opções. Está nas mãos do eleitor a melhoria da cidade. 

Confesso que no começo de minhas análises foquei receoso pela grandiosidade da tarefa que julgava ter. O fato é que temos cerca de 1 mil candidatos em São Luís disputando o cargo de vereador. Destes, menos de 100 apresentam candidaturas verdadeiramente competitivas e dignas de atenção. 

O resto é flagrantemente composto por aventureiros, analfabetos, ignorantes, falsários, comediantes, mentirosos, aproveitadores e incompetentes. Alguns candidatos o eleitor consegue descartar com apenas um mísero segundo de observação. 

Torno a dizer: se a Câmara de Vereadores de São Luís continuar sendo controlada por parlamentares que em nada ajudam a cidade e usam seus cargos apenas para parasitar os cofres públicos, a culpa é do eleitor que não escolheu aqueles merecedores do seu voto. 

“E quais as opções, Linhares?”, pergunta o eleitor incauto. Vamos lá então. Abaixo uma lista com, pelo menos, 17 opções de candidatos que seriam excelentes opções na construção de uma Câmara de Vereadores eficiente na prestação de serviços ao povo. A lista tem como base o perfil do eleitor: 

A CANDIDATURA MAIS COMPLETA foi, sem dúvida, a da advogada Karla Sarney (55777). Desde o começo Karla conseguiu juntar responsabilidade social e propostas em sua campanha. Desde a preocupação com o meio-ambiente (CPI da Caema) até a geração de emprego (Turismo Livre), Karla foi assertiva no fato de que, caso eleita, será um vereadora atuante e antenada com os problemas de São Luís.

O ELEITOR TRADICIONAL que busca candidatos com história e feitos na administração pública tem duas atenções. O médico e advogado Chico Viana (45333) foi um dos melhores vereadores que São Luís teve em todos os tempos. Já o ex-secretário de Trânsito e Transportes Canindé Barros (12456) é a maior autoridade da mobilidade urbana na capital e merece ser eleito. 

O ELEITOR DE DIREITA que pretende colocar, pela primeira vez em décadas, um vereador assumidamente de direita na Câmara de São Luís tem essas opções. Flávia Berthier (17077) é o nome mais forte da direita na disputa até agora. Juvencio Jr (28288) representa os verdadeiros cristãos. Dr Érico Cantanhede (19997) é um médico aguerrido e experiente. Diogo Gualhardo (25725) é disparado o candidato mais preparado intelectualmente. O voto em Valter Cantanhêde (17900) pode garantir a visão do empreendedor na Câmara Municipal. 

Apesar de não ser uma referência para ELEITORES DA ESQUERDA, observei várias candidaturas. Todos os candidatos abaixo fizeram campanhas razoáveis e, pelo menos aparentemente, passam a mensagem de que podem ser bons vereadores. E entre um esquerdista que aparenta ter boas ideias, bom caráter e o silêncio, a escolha é óbvia. Camila do Participa (13500). Saulo Arcangeli (16123). Samartony Martins (14400). Neto Egito (23232). 

Entre os 31 vereadores da atual Legislatura, existem três que tiveram desempenho acima dos companheiros e destoam do clima de incapacidade da atual legislatura. Os VEREADORES QUE MERECEM continuar. O jornalista Marcial Lima (19555) levou para a Câmara de Vereadores a experiência de anos de jornalismo e merece ter seu mandato renovado. Raimundo Penha (12012) saiu do status de líder estudantil para o patamar de grande liderança política da capital e também merece mais uma chance. O vereador Marquinhos (25123) é o único que líder comunitário que defende com unhas e dentes a sua comunidade. Após a eleição de Marquinhos a Divinéia, Vila Luizão e adjacências tiveram um salto de qualidade graças ao vereador. 

Durante a campanha observei alguns candidatos que me chamaram a atenção pela simplicidade e pela impressão de que são boas pessoas. E isso faz muita falta na política. O radialista Marcos Suzano (90321), o Cadeirante Agemiro (17017) e Didi do PP (11111) são as opções de quem pretende votar por simpatia.

Do Blog Linhares.com

https://linharesjr.com/2020/11/18-boas-opcoes-de-voto-para-vereador-em-sao-luis/#.X65-6Wpipuo.whatsapp


Comentários