Secretário Jefferson Portela participa de reunião para alinhamentos das ações de combate a crimes ambientais no Maranhão


O secretário de Segurança, Jefferson Portela, participou, na manhã desta quarta-feira (10), de uma reunião na sede do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), localizado no Parque Estadual do Bacanga, para alinhamento das ações do batalhão para este ano. 



Participaram do encontro, o comandante geral da Polícia Militar, Cel. Pedro Ribeiro, a comandante do BPA, Cel. Edilene, o comandante do Batalhão Ambiental do Corpo de Bombeiros, major Jairon, além de outros oficiais do batalhão.

Durante a reunião, a comandante do BPA apresentou o balanço das ações da unidade referentes a 2020, as atividades ostensivas e preventivas executadas pelo batalhão, além do planejamento das ações para os dois próximos anos, principalmente voltadas à preservação do Parque Estadual do Mirador, que tem a maior área de proteção integral do estado do Maranhão. 



O secretário Jefferson Portela destacou algumas das ações que serão implementadas este ano no combate aos crimes ambientais.  

“O encontro foi importante para alinharmos nossas ações e já adiantamos algumas das medidas, como a criação de uma unidade integrada e permanente no Parque do Mirador, para coibir a ocorrências de crimes como o tráfico de animais, extração ilegal de madeiras e poluição ou degradação do parque, onde realizaremos também ações integradas envolvendo outros órgãos ambientais e do sistema de Segurança Pública do Estado para coibirmos, de maneira efetiva, a prática desses crimes, que tanto ameaçam o nosso meio ambiente”, afirmou.

O secretário destacou ainda a importância e os esforços da Secretária de Segurança e do Governo do Maranhão na preservação do meio ambiente.  

“O nosso governador tem uma preocupação muito forte com o meio ambiente mundial e assim foi eleito presidente do consórcio da Amazônia notadamente para desempenhar ações coordenadas, a partir do Maranhão, para preservação do meio ambiente. Então, entregaremos o planejamento da ação para o governador com a certeza do seu empenho para que consigamos viabilizar todas as ações que são necessárias”, disse.

Comandante do BPA, a coronel Edilene destacou os resultados positivos alcançados pelo batalhão no ano passado, mesmo diante do cenário de pandemia. 

“Ano passado nós começamos a trabalhar, com as missões no interior do estado, a partir do mês de agosto e mesmo assim nós conseguimos ter êxito nas nossas operações. Só em 2020, conseguimos apreender 550 kg de maconha prensada e mais de treze mil pés da maconha, além da apreensão de veículos que estavam sendo utilizados para a prática de crimes. Isso tudo aliada às nossas ações nos parques ambientais estaduais em São Luís e em outros municípios”, destacou. 

Batalhão de Polícia Ambiental

Criado por meio do decreto nº 11.610, em 1991, o batalhão atua na fiscalização dos recursos ambientais em todos os 2017 municípios do Maranhão, com ações preventivas e ostensivas, assim como  além da execução de atividades educativas, dentre elas a Brigada Voluntária Ambiental – BVA, que tem como objetivo de promover ações de conscientização ambiental principalmente a crianças e adolescentes. Outra ação visando esse trabalho preventivo será a criação da Ronda Escolar Ambiental, com expectativa para iniciar no segundo semestre deste ano e que irá às escolas realizar palestras aos estudantes sobre a importância da preservação ambiental.

Comentários