INSTITUTO DE CRIMINALÍSTICA DE SÃO LUÍS ATENDEU EM 2021 MAIS DE 7000 (SETE MIL) OCORRÊNCIAS E EMITIU MAIS DE 5000 (CINCO MIL) LAUDOS PERICIAIS

Diretor do Icrim Robson Mourão (Foto: Nilson Figueiredo)

O Instituto de Criminalística (ICRIM) de São Luís, órgão da Perícia Oficial de Natureza Criminal, instituição do Sistema de Segurança Pública do Estado, responsável pelos exames periciais que envolvem ocorrências de morte violenta, acidente de tráfego, desmoronamento, desabamento, crimes contra o meio ambiente, crimes contra o patrimônio, perícias de natureza balística, documentoscópica, crimes da área de informática, tipo pedofilia e vistorias diversas. No ano de 2021 a equipe do ICRIM DE SÃO LUÍS atendeu mais de 7000 (sete) mil concorrências dentro das competências do órgão, o que gerou no mesmo ano a produtividade de cerca de 5000  ( cinco) mil Laudos Periciais.

O número compreende os laudos feitos pelo instituto tanto em seu setor interno, quando os peritos realizam os exames no próprio órgão como exames de balística forense, e o seu setor externo: responsável, pelos acidentes de tráfego, casos de morte violenta, patrimoniais, entre outros. 



Em comparação ao ano de 2020, o Icrim conseguiu aumentar em 29% o número de laudos emitidos pelo órgão, os quais são encaminhados para subsidiar inquéritos policiais, enviados ao Ministério Público para a propositura de ações penais e para os processos penais do Poder Judiciário. 

Os dados confirmam a tendência de ampliação dos atendimentos e dos laudos emitidos em ICRIM nos últimos anos e é fruto de investimentos realizados pela Secretaria de Segurança Pública, por meio da Direção Geral de Perícia, com a aquisição de novos equipamentos, nomeação de novos peritos e manutenção preventiva e corretiva das instalações físicas do instituto.

O diretor do ICRIM, Robson Mourão, destacou o aumento da produtividade do instituto mesmo diante do cenário de pandemia atualmente enfrentado. 

“Mesmo com a chegada da pandemia, que criou novos desafios para os peritos e exigiu adequações sanitárias e novos protocolos para que conseguíssemos manter os atendimentos, conseguimos ampliar nossos atendimentos e isso é resultado de uma série de ações realizadas como os mutirões de produção de laudo que realizamos durante todo o ano passado”, ressaltou.



Comentários