Mais quatro escolas avançam à Etapa Estadual dos JEMs no futebol



Quatro escolas garantiram, na manhã deste sábado (10), a classificação para a disputa do futebol masculino nos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), competição promovida pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel). Os seis jogos da terceira rodada, válidos pela categoria Infanto (15 a 17 anos) e realizados no Estádio Nhozinho Santos, foram os últimos antes da realização da Etapa Estadual, que será no segundo semestre.
O jogo de abertura da rodada foi disputado entre o Estado da Guanabara e o Bernardo Almeida pelo Grupo B da competição. Após duas derrotas nas partidas iniciais dos JEMs, o Estado da Guanabara precisava de uma boa vitória para seguir na briga pela vaga na Etapa Estadual e ainda depender de outros resultados. A escola até conseguiu um bom saldo, vencendo por 5 a 1, mas a vaga ficou com o Bernardo Almeida. No confronto seguinte, o Antonio Ribeiro confirmou a sua classificação com a terceira vitória seguida, desta vez sobre o Vinicius de Morais, que foi derrotado por 1 a 0.
Depois disso, foi a vez de definir os classificados do Grupo C, que contava com um grande equilíbrio: as quatro escolas ainda brigavam por classificação e nenhuma vaga estava garantida. Melhor campanha até então, o Dayse Galvão manteve sua invencibilidade e a liderança da chave com uma vitória por 2 a 0 sobre o Paulo Freire. Com o Dayse Galvão garantido na Etapa Estadual, restava a definição do segundo colocado: mesmo precisando de um empate para confirmar a vice-liderança,  o Paulo Freire não se encolheu e fez 2 a 0 sobre o então invicto Antonio Vieira.
Pelo Grupo A, Benedito Leite e Cintra fizeram a decisão da primeira colocação. Embalados por suas campanhas com 100% de aproveitamento, as duas escolas fizeram um grande jogo, que contou com vitória do Benedito Leite por 1 a 0. Na última partida do dia, o Pio XII encerrou a sua participação nos JEMs com uma vitória por 3 a 1 sobre o Fernando Perdigão.
A Etapa Metropolitana corresponde à primeira fase dos JEMs e prossegue até o fim do mês de maio. Logo em seguida, a partir de junho, ocorre a Etapa Regional dos JEMs, que é dividida em seis regiões. As cidades de Barreirinhas, Pastos Bons, Buriticupu, Codó, Presidente Dutra e Pinheiro sediarão a segunda fase dos Jogos Escolares este ano.
No site da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) está disponível todo o cronograma dos JEMs 2014. Para conferir, basta acessar o endereço www.esporteelazer.ma.gov.br.

Comentários