Atrativos turísticos do Maranhão são apresentadas em Minas Gerais



As oportunidades e os atrativos do setor turístico do Maranhão foram apresentados pela secretária-adjunta de Relações Institucionais da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Glória Pinto, na noite de sexta-feira (21), em Belo Horizonte. O grupo formado por gestores públicos mineiros, empresários e jornalistas puderam conhecer melhor as características dos destinos maranhenses e as perspectivas para o setor nos próximos anos. 
“De acordo com as diretrizes do Governo Flávio Dino, os destinos São Luís, Lençóis e Chapada das Mesas foram considerados estratégicos para a divulgação do Estado. Turismo de aventura, cultura, ecoturismo, entretenimento, praias, de negócios, histórico e náutico foram os segmentos de produtos considerados na classificação”, explicou a secretária-adjunta. 
Glória Pinto destacou que a capital, São Luís, é a única cidade brasileira fundada por franceses, além de possuir um patrimônio histórico mundial declarado pela Unesco em 1997. “Mesmo não sendo lusitana na origem, a cidade é marcada pela colonização portuguesa, que deixou em São Luís várias construções históricas, incluindo o maior acervo de azulejos portugueses fora de Portugal”. 
“A paisagem também é singular, indo de desertos de areia com lagoas de águas cristalinas, na Região dos Lençóis, até o maior delta em mar aberto das Américas”, complementou. De um lado o estado fica na divisa da Amazônia e, de outro, marca o início da extensa faixa de praias nordestinas - o litoral maranhense é o segundo em extensão na região. Dessa forma, o Maranhão pode também se posicionar estrategicamente como porta de entrada para ambos os destinos. 
Na ocasião, a representante explicou com que o Governo do Maranhão investe em ações para aumentar o potencial turístico e alcança resultados que reaquecem o fluxo de turistas no Estado. A retomada da Rota das Emoções, a reabertura do aeroporto de Carolina, os novos voos provenientes de Brasília, a redução da alíquota de ICMS instituída pelo governador Flávio Dino. Essas são algumas medidas que têm ampliado gradativamente a malha aérea maranhense para melhorar a oferta de voos em todo o estado. 
De acordo com Glória, hoje o Maranhão tem média de 370 operações de voos por semana que, associadas a ações articuladas nacional e internacionalmente pela Secretaria de Estado de Turismo, dão visibilidade aos pontos turísticos do Maranhão para que mais pessoas se interessem em conhecer o Estado. 
Para os jornalistas mineiros, Glória Pinto ressaltou que o domingo (23) foi um marco para São Luís. “O Governo do Estado realizou eventos para iniciar dois importantes programas para o turismo da capital: o ‘Lagoa Viva’, que em 60 dias irá eliminar 12 dos 27 pontos de esgoto existentes na Lagoa da Jansen e o ‘Praia Para Todos’, que irá despoluir os corpos hídricos do Rio Pimenta e Claro, e irá garantir a balneabilidade das praias de São Luís”. 
Durante o evento, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, entregou uma placa em homenagem à secretária de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, em reconhecimento pelo trabalho dedicado ao setor turístico no Estado. “Quero reforçar a importância do intercâmbio entre Minas Gerais e Maranhão, que além de serem dois grandes destinos turísticos, têm a hospitalidade como característica marcante em sua cultura. Aos maranhenses presentes, quero que se sintam em casa, pois sei que é assim que os mineiros se sentem ao visitar os incríveis atrativos do Maranhão”, destacou Lacerda. 
Agenda de promoção 
A secretária-adjunta de Turismo, Glória Pinto, também cumpriu agenda no sábado (22), na “Feijoada do Maranhão”, que acontece na capital mineira há 25 anos. Organizada por Valdez Maranhão, o evento consiste em reunir profissionais e entidades de turismo, autoridades, turistas e jornalistas de diversas partes do país. “A mobilização de agentes de viagem, jornalistas de editorias de turismo dos principais veículos de comunicação mineiros, maranhenses e de outros estados, além de figuras do trade turístico gastronômico, faz com que esta seja mais uma oportunidade de divulgar o turismo do Maranhão”, acentuou Glória.

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