Ação Social da Maçonaria envolve a Secretaria de Segurança, as igrejas evangélicas e Católicas em Nina Rodrigues

Secretário de Segurança Jefferson Portela ao lado da sua esposa Professora Socorro Portela, com o grupo de
 Samaritanas da Maçonaria (Foto: Nilson Figueiredo)

Por Mauro Wagner –  Ascom SSP
Uma Ação Social organizada pela Loja Maçônica, e o apoio da Secretaria de Segurança Pública, de Igrejas Evangélicas e a Igreja Católica realizaram neste sábado (22), por volta das 9hs, uma Ação Social no município de Nina Rodrigues. A ajuda humanitária contou com o envolvimento de diversos profissionais na área da saúde e orientação espiritual. Barreiras interdenominacionais foram quebradas, objetivando em atender as necessidades da comunidade e poder levar socorro e serviços de forma gratuita.
Foto: Nilson Figueiredo


O projeto de ação social reuniu o poder público e privado e ainda a sociedade civil organizada, unidos em beneficias à comunidade. A ação planejada pela Grande Loja Renascença, número 40, da Grande Loja Maçónica do Estado do Maranhão, da Venerável João Ramalho, sobre o comando do Grão Mestre Ubiratan João de Castro, onde idealizou esta ação social. Outros eventos desta natureza aconteceram também em Guimarães, e em Morros.

Segundo o Venerável Mestre da Loja Renascença número 40, João Ramalho de Oliveira repassou que “Viemos por conta da maçonaria com cerca de 130 pessoas envolvidas em dar a mão para o próximo, no sentido de favorecer uma ajuda eficaz. A Maçonaria tem obreiros por todos os cantos, a Maçonaria é constante e o nosso trabalho não para. Uma ação social nesta dimensão realizamos duas ou três vezes por ano, objetivando em amparar e ajudar o menos favorecido.

Foto: Nilson Figueiredo

Participou ainda do evento, o secretário de segurança pública Jefferson Portela, que informou que além da Ação Social, beneficiando a comunidade em geral, acontecerá também a posse dos Conselheiros Comunitários pela Paz, os quais representarão o município para integrar com a polícia, ajudando a minimizar os problemas sociais da comunidade.
Foto: Nilson Figueiredo

Por conta da igreja Assembleia de Deus de Nina Rodrigues, o pastor Daniel Machado disse que “Quando estendemos a mão ao necessitado, ao pobre, a bíblia diz que estamos emprestando a Deus e Deus não deve nada a ninguém. 


Nesta ação social, há a presença de médicos, acontece a entrega de remédios, de roupas de calçados. Toda a comunidade é beneficiada por este trabalho da ação social” considerou o pastor.

O representante da coordenação da Pastoral Familiar e do grupo dos Homens do Terço, Aguinaldo Nunes, salientou que “Queremos agradecer a Deus pela oportunidade, pois está sendo um projeto muito bom, onde a comunidade está se abraçando com carinho. Só quem sai ganhando com este projeto da Ação Social, é a comunidade. No trabalho da ação social, todos são beneficiados. Fomos delegados em ajudar e acolher esta missão em benefício das comunidades” completou.

Serviços em prol da comunidade
A Ação Social aconteceu no Centro de Formação de Nina Rodrigues, onde contou com os serviços de saúde na área de clinica geral; pediatria, aferição de pressão; teste do pezinho; distribuição de medicamentos com a realização de consultas médicas; aplicação de flúor dental; cabeleireiros realizando cortes de cabelos; Limpeza de pele; orientações contras doenças transmissíveis e ainda assessoria jurídica, distribuição de roupas e ainda o atendimento pelo Instituto de Identificação que realizou a expedição para a identificação civil, com a expedição de carteiras de identidade.


Participação do Corpo de Bombeiros
Na ação Social, o Corpo de Bombeiros fez-se presente com uma equipe, com a presença do Subcomandante do Corpo de Bombeiros, o Cel. Joabe, o qual repassou com a equipe, uma palestra, onde fora informado ações para minimizar acidentes domésticos. 
Cel. Joab Sub Comandante dos Bombeiros  (Foto: Nilson Figueiredo)

Foi também explicado como prevenir e minimizar acidentes com o uso do gás doméstico. O Cel. Joabe informou que “Os casos de emergências podem ser contactados pelo telefone 3463 1048. 
Foto: Nilson Figueiredo

É o telefone de atendimento do Corpo de Bombeiros do quartel de Itapecuru, que cobre toda esta regional”, finalizou.

Comentários