Corpo de Bombeiros combate incêndio florestal em municípios da região leste do estado


Um efetivo de 40 oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) vai reforçar o combate a um incêndio registrado em povoados da zona rural de Caxias, Duque Bacelar, Matões, Parnarama, Governador Luiz Rocha e Gonçalves Dias, na região leste do estado. Os primeiros sinais de incêndio foram detectados na terça-feira (11), nos povoados Vitória, Engenho d’Água, Nazaré do Bruno, Bom Jardim, Lagoa da Manteiga, Cajazeiras e Floresta, todos em Caxias, e rapidamente combatidos por integrantes do 5° Batalhão do CBMMA.

As primeiras localidades atingidas foram em Floresta, Lagoa da Manteiga, Bom Jardim e Cajazeiras, todas em Caxias, quando 20 casas ficaram queimadas, desabrigando 92 pessoas, que precisaram emergencialmente ficar alojadas em casas de familiares e vizinhos.

Na ultima quarta-feira o combate ao incêndio na área recebeu o apoio de reforço operacional de guarnições de bombeiros e viatura auto bomba tanque do 3° Batalhão de CBMMA (Imperatriz), guarnições de bombeiros e viaturas pick-ups do Batalhão de Bombeiros Ambiental (São Luís), todas especializadas em combate a incêndios florestais.

Além das ações de combate ao incêndio, foi montado, na paróquia do povoado de Bom Jardim um ponto de recebimento, controle e saída de doações, sendo administrado por bombeiros da Seção de Proteção e Defesa Civil do 5°BBM/Caxias. Nesse sentido as famílias que perderam suas casas devido ao incêndio serão cadastras para recebimento dos auxílios assistenciais de instituições públicas e privadas e da sociedade civil organizada.

De acordo com o comando dos Bombeiros, a situação foi controlada nesta quinta-feira (13). Alguns pequenos focos passaram a ser monitorados por uma guarnição especializada em combate a incêndio florestal.

Comentários