Oficiais superiores da PMMA participam de Curso de Força Tática

Teve início, na manhã de segunda-feira (10), o Curso de Força Tática para Oficiais Superiores, promovido pela Polícia Militar do Maranhão (PMMA). No total, 28 alunos, entre tenentes coronéis e majores, da capital e do interior, passarão por um treinamento especializado para combate ao crime em todo o estado.
Durante 15 dias, sob o regime de internato, os participantes terão aulas teóricas e práticas sobre atuação em operações que envolvam riscos e combate às ações criminosas. De acordo com a Diretoria de Ensino da PMMA será um rigoroso treinamento tático, com a presença de militares de todas as unidades de São Luís. Antes, todos foram submetidos a testes de aptidão física para ingressarem na turma.
A abertura ocorreu no auditório do Palácio Henrique de La Roque, no Calhau, e contou com as presenças do comandante geral da PMMA, coronel Frederico Pereira, do subcomandante geral da Instituição, coronel Jorge Luongo, do diretor de Ensino, coronel Antonio Roberto; do comandante do Policiamento Especializado e coordenador do curso, tenente coronel Antonio Sodré, além de coronéis do Alto comando, diretores chefes de seções, comandantes de unidades, oficiais, praças e instrutores do curso.
O subcomandante da Polícia Militar disse que esse curso é parte das ações voltadas para motivar e promover uma qualificação permanente à tropa. “Nosso intuito é formar policiais com conhecimentos especializados e atuais sobre patrulhamento e combate ao crime organizado, oferecendo atividades que possibilitem atualização de conhecimentos, bem como uma maior efetividade e produtividade dos operadores de segurança em ações de qualquer natureza”. Frisou o coronel Luongo.

Durante o evento o coronel Frederico Pereira proferiu a palestra de abertura do curso. Com tema “Liderança no atual cenário da criminalidade”, o coronel citou exemplos de liderança e situações de combate onde o oficial que está à frente da tropa deve se comportar como um grande líder.
“Vamos formar multiplicadores, a maioria destes oficiais estão comandando unidades e por meio deste curso irão adquirir mais conhecimento e técnicas atualizadas no combate ao crime. Queremos, com isso, ter a presença e o conhecimento desse grupo no dia-a-dia dos quartéis e nas ruas, e que esses homens possam chegar aos locais de crise, e fazer frente a quaisquer situações que possam aparecer”, ressaltou o coronel Pereira.
Instrução
A programação inclui treinamentos com técnicas atualizadas para o combate a sequestro relâmpago, assalto a banco, rebeliões em unidades prisionais, distúrbios civis, entre outros crimes que exigem dos policiais melhores técnicas combativas. Os alunos receberão noções sobre abordagem, patrulhamento urbano e rural, tiro tático, defesa pessoal, gerenciamento de crise, combate em recinto fechado, direitos humanos, operações de choque, entre outros temas. As aulas serão ministradas por policiais e profissionais com especialização e experiência na área.

Comentários