Oficial do CBMMA assume, interinamente, o comando do Grupamento de Busca e Salvamento da Força Nacional (GBS), no Gama-DF.


O 2º Tenente do Corpo de Bombeiros do Maranhão, Wellington Luís Amorim Galvão foi designado, no dia 28 de Setembro de 2016, para assumir, interinamente, o comando do Grupamento de Busca e Salvamento da Força Nacional, pelo atual Diretor de Operações da Força Nacional de Segurança Pública (DFNSP) - Marcelo Dornelles - TCPMRS.

O Grupamentode Busca e Salvamentoda FN(GBS) detém a gestão dos bombeiros especializados em busca e salvamento, da guarda patrimonial Gama-DF, do canil, além, da logística de materiais e viaturas destinadas às operações do grupamento.

Os Bombeiros militares da Força Nacional atuam em missões de: guarda patrimonial, em conjunto com policiais militares; atendimentos pré-hospitalares ao efetivo da Força Nacional; projetos sociais; missões de guarda vidas e, em eventos de grande magnitude como em grandes desastres que superem a capacidade de resposta estadual, através de convênios firmados entre governos Federal e Estadual.

O 2º Tenente, Wellington Luís Amorim Galvão, à disposição da Força Nacional, desde 2013, ganha destaque como o primeiro oficial bombeiro militar do Estado do Maranhão, a assumir um posto de grande destaque e responsabilidade dentro da Força Nacional. Mobilizado em 2012, participou da 48ª INC, em Luziania-GO. 

Como principais missões, participou da equipe pioneira na Operação Pacificadora e Projeto Social, no Morro de Santo Amaro-RJ, até 2013. Em 2014, após nova mobilização, foi indicado para trabalhar na Coordenação Geral deTreinamento e Capacitação, durante as Instruções de Nivelamentos de Conhecimentos (INC’s) para as Olimpíadas 2016; atuou como Sub Gerente do Centro de Gerenciamento e Monitoramento de Informações da Força Nacional, além de Analista da Coordenação de Mobilização e Controle de Efetivo, onde, durante o processo de mobilização para as Olimpíadas 2016, corroborou com a efetivação de um número destaque de maranhenses para este grande evento, contribuindo de forma a atender à necessidade da FN e para a realização profissional do efetivo selecionado para os jogos.

A participação de militares de todo o Brasil no programa da Força Nacional de Segurança Pública faz parte de um pacto federativo, no qual diversos benefícios são colocados à disposição das corporações como: cursos de atualização para os agentes de segurança, doação de viaturas e equipamentos empregados nas rotinas operacionais. 

Para o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, é uma honra contabilizar mais um destaque do Estado em uma importante função no cenário nacional.

Comentários