COSAR FINALIZA ESTÁGIO DE ADAPTAÇÃO À VIDA NA SELVA EM MARABÁ-PA


Alunos do Curso de Operações e Sobrevivência em área rural (COSAR) finalizaram neste domingo (27), por volta das 08h:00, ao estágio de Adaptação à vida na selva (EAVS). O encerramento do estágio aconteceu no 52° Batalhão de Infantaria de Selva, no estado de Marabá-PA objetivando estarem aptos para salvamento, na selva, e terreno de difícil acesso.
Os alunos do Curso de Operações e Sobrevivência em área rural (Cosar), depois de passarem pelo estágio do EAVS, no 52°BIS e na Base de Selva receberam instruções de sobrevivência na selva, estando aptos para ocorrências de grande relevância; os quais necessitem de profissionais capacitados e resistem em terreno que apresente alto grau de dificuldade.
Técnicas de sobrevivência e adaptação na Selva
O estágio EAVS é ministrado para todos os militares do efetivo profissional recém-chegados às unidades do Exército Brasileiro na região amazônica. Neste estágio, o militar tem o primeiro contato com as dificuldades inerentes e específicas do combate em área de selva.
Na oportunidade receberam treinamento para adquirirem técnicas de sobrevivência na selva instruções para salvamento e adaptação na selva.
Durante o encerramento, o Comandante do 52° BIS, o Comandante Temistocles elogiou a participação dos policiais maranhenses. No ensejo foram entregues certificados aos partícipes e placas de homenagens para as autoridades presentes. Os alunos do Cosar retornam para São Luís, para dar continuidade ao curso. A equipe do Cosar foi recebida também, pelo pelo General Eugênio Pacelli, da 23ª Brigada de Infantaria da Selva. Ele destacou a importância e fortalecimento das forças de segurança para as fronteiras, incidindo assim no combate as ações das quadrilhas, objetivando o combate aos ataques contra agências bancárias na região dos dois Estados.
A equipe do Cosar tem recebido uma qualificação específica para preparar os policiais para um ambiente de selva, e ou que exijam, dificuldades e resistência. O Cosar contar com a experiência do treinamento em selva para ações nas fronteiras entre os estados circunvizinhos maranhenses. Os policiais que integram as equipes do Cosar são selecionados entre oficiais e praças da corporação, os quais recebem um treinamento específico para o combate na selva, recebendo um treinamento em ambiente de selva.
A equipe do Cosar atua no interior do estado realizando patrulhamento, dentro da área de atuação de cada equipe. Na oportunidade, o Cosar participou pela primeira vez, em um curso envolvendo integrantes das forças armadas; logrando assim, êxito entre as duas instituições. O curso do Cosar conta com o apoio da Secretaria de Segurança Pública, na pessoa do secretário Jefferson Portela; do Comandante da Polícia Militar, o cel. José Frederico Pereira; sob a direção do Ten.cel. Sodré.

Comentários