Colégio Militar Tiradentes 6 no Parque Vitória é pioneiro no ensino militar das séries iniciais

A partir de janeiro de 2018, o Estado do Maranhão ganhará mais uma escola militar, dessa vez o bairro do Parque Vitória, na região metropolitana de São Luis, será contemplado com a unidade de ensino militar Colégio Militar Tiradentes 6 - CMT 6 que funcionará no prédio da escola Municipal Parque Vitória, pertencente a rede de educação do município de São José de Ribamar. Atualmente as outras unidades em funcionamento estão localizadas em São Luis, Imperatriz, Bacabal, Caxias e Timon.

O CMT 6 é fruto de termo de cooperação entre a secretaria de Estado de segurança pública, PMMA, prefeitura municipal e secretaria municipal de educação de São José de Ribamar. 

A escola Municipal Parque Vitória de São José de Ribamar possui 800 alunos, do 1º ao 9º ano, nos turnos matutino e vespertino e tem como diretora a professora Rosângela que com a nova gestão militar passará a ser a diretora pedagógica.   

O Tenente Salgado, diretor adjunto do Colégio Militar Tiradentes 6,  tem trabalhado diuturnamente para fazer a implantação dos padrões estabelecidos pela Diretoria de Ensino da Policia Militar do Maranhão. “ Não será fácil, mas com muito trabalho e dedicação chegaremos lá”.


Segundo o tenente-coronel Anderson Fernando Holanda Maciel, diretor geral do CMT 6, as aulas iniciarão dia 22 de janeiro e a escola oferecerá vagas para o 1º e 2º anos em que concorrerão alunos da comunidade e dependentes de policiais militares. Ele ressaltou ainda que a equipe será formada por educadores da rede municipal que será responsável pela gestão pedagógica e a administração geral com responsabilidade da diretoria de ensino da PM. “Estamos construindo em parceria com a secretaria municipal de educação mais uma grande estrutura de ensino com os melhores educadores e profissionais que nos ajudarão a manter o padrão de uma escola padrão no ensino”, pontuou o oficial.

O diretor enfatizou ainda que essa unidade do CMT será a pioneira entre os CMT’s do Maranhão a trabalhar a partir do 1º ano do ensino fundamental menor. “Seremos pioneiros ao trabalhar com esses anos iniciais em que os alunos estão com idade a partir de 6 anos o que facilita o processo de assimilação e resposta aos ensinamentos com base na disciplina e hierarquia”, disse o tenente-coronel Anderson.

A admiração dos alunos pela PMMA

No início deste ano os alunos da escola Municipal Parque Vitória realizaram uma formatura de final de curso no quartel do comando geral da PM e foram recebidos pelo comandante geral coronel Frederico Pereira. Os alunos também visitaram as instalações e conheceram o dia a dia da atividade policial. O coronel Pereira sensibilizou-se com o entusiasmo e admiração dos alunos pela Polícia Militar, o que chamou a atenção do comandante que sugeriu a criação de mais uma unidade do colégio militar. “Indiscutivelmente somos reconhecidos como uma escola de excelência, que coleciona títulos e vitórias dos nossos alunos. Somos destaques no ENEM, olímpiadas nacionais do conhecimentos e competições esportivas; atributos que tornam os CMT’s como sonhos de muitas pessoas”.


Na tarde de sexta-feira, 29, 41 alunos do 9º ano fundamental II, concluíram a série com uma formatura militar. A turma recebeu o nome de “Coronel QOPM José Frederico Gomes Pereira”.

O comandante geral, coronel Pereira, agradeceu todo empenho do tenente coronel Anderson na direção e supervisão, aos professores, a companhia de alunos, ao corpo administrativo, aos pais e ao corpo discente do colégio militar, conduzindo a escola na nova dinâmica de ensino e organização, fundamentados na hierarquia e disciplina. 


Comentários