Polícia Militar garante tranquilidade no 1° dia do carnaval 2018

Foto: Nilson Figueiredo


Por SGT. Fontenete

Quase dois mil policiais militares foram empregados no policiamento da sexta-feira (9) de carnaval na capital maranhense na abertura dos circuitos oficiais.

Em relação aos anos anteriores, este ano a PMMA contou com um maior efetivo e viaturas que garantiram um dia tranquilo de festa. A operação foi desenvolvida por meio do emprego das diversas modalidades de policiamento ostensivo, visando atingir a redução de crimes. O policiamento foi desenvolvido a pé, (patrulhas), a cavalo, em viaturas e motocicletas, e também contou com o apoio do Centro Tático Aéreo, que fez o patrulhamento aéreo na região.



Várias operações foram montadas em pontos estratégicos dos circuitos, como terminais de viagens (Ferryboat, Terminal Ponta da Espera, terminais de integração e Rodoviária de São Luís) e na entrada da capital. Em pontos estratégicos e de acesso aos circuitos carnavalescos, a PM montou barreiras policiais e blitzen para combater uso abusivo de álcool, de drogas e posse ilegal de armamento. Além das abordagens a pessoas, estabelecimentos e veículos, os pontos de ônibus receberam policiamento especial com abordagem e revista dos passageiros.


Para o comandante-geral, coronel Frederico Pereira, além do efetivo empregado no policiamento de carnaval, o policiamento ordinário desencadeado nos bairros e pontos estratégicos também recebeu reforço. “Nosso planejamento buscou garantir a segurança não só dos foliões, mas de todos cidadãos, desde a saída e retorno a sua residência. Nossas ações também contemplaram os retiros espirituais e praias.

No tradicional circuito da Madre Deus foram montadas barreiras nos acessos ao local da festa onde policiais do Batalhão de Choque revistavam todos que entravam para evitar entrada de armas e drogas.


A estudante universitária Emmily Raposo disse a nossa reportagem que foi parada em uma blitz da PM no seu deslocamento para a Madre Deus e foi revistada ao ter acesso ao circuito. Para ela isso demonstra que a PM está presente trabalhando para garantir a segurança. “Fui parada numa blitz e revistada ao entrar na folia, isso demonstra o quanto a PM está trabalhando par nos garantir a segurança”, frisou a estudante.




A Polícia Militar também desenvolveu ações de sensibilização e de orientação referentes aos crimes contra à mulher. Policiais da Patrulha Maria da Penha  distribuíram panfletos e esclareceram as dúvidas do crime de assédio que faz parte da campanha do governo promovida pela secretaria de Estado da Mulher e outros órgãos.

Comentários