COLÉGIOS MILITARES DA PMMA TÊM AS MAIORES NOTAS DO IDEB NO MARANHÃO



O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil. Para fazer essa medição, o IDEB utiliza uma escala que vai de 0 a 10. A meta para o Brasil é alcançar a média 6.0 até 2021, patamar educacional correspondente ao de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Suécia.

No Maranhão, os Colégios Militares Tiradentes localizados em São Luis (CMT I), em Bacabal (CMT III) e em Imperatriz (CMT II) conquistaram os 1º, 2º e 3º lugares respectivamente, na classificação geral do IDEB no Maranhão. Destaque também para o 4º colocado que é o Colégio Militar 2 de Julho do Corpo de Bombeiros.  Vale ressaltar que o CMT IV (Unidade Caxias), apesar de funcionar apenas há 2 anos, quando da realização da Prova Brasil, já conseguiu pontuar entre os 15 melhores do Estado.

O bom desempenho dos Colégios Militares é consequência de um excelente trabalho realizado pelos diretores desses colégios, todos Oficiais Superiores da Corporação, auxiliados por uma ótima equipe de policiais militares, professores civis e demais funcionários, todos irmanados para a constante melhoria da qualidade do ensino. 

Junte-se a isso, a boa estrutura de apoio ao processo de ensino e aprendizagem, planejamento pedagógico, corpo docente capacitado e motivado, além da disciplina. Alíás, um dos pontos fortes é a presença da ordem, da disciplina, exigindo comportamentos adequados tanto de alunos como de professores, tornando os colégios militares um lugar seguro e propício a aprendizagem, com qualidade acima da média da maioria das escolas públicas e particulares do Maranhão. 

Vale ressaltar que nada disso seria possível se não houvesse interesse do governo do Estado e o apoio da Secretaria de Estado da Educação, cuja parceria vem rendendo frutos, inclusive com a possibilidade de criação de novas unidades de Colégios Militares no Maranhão.

Comentários