SOLENIDADE MARCA ENCERRAMENTO DA 2ª TURMA DE NIVELAMENTO EM MOTOPATRULHAMENTO DO BATALHÃO TIRADENTES

Na manhã de sexta-feira, 05, foi realizado o encerramento da 2ª Turma de Nivelamento em Motopatrulhamento do Batalhão Tiradentes. O evento aconteceu no auditório da Unidade Regional de Educação – URE, na Vila Palmeira.
Segundo o tenente-coronel Raimundo Andrade de Aguiar, comandante do Batalhão Tiradentes, o nivelamento tem o objetivo de capacitar e qualificar os Policiais Militares e Guardas Municipais para trabalharem no policiamento ostensivo em motocicletas. “É muito útil o policiamento ostensivo e preventivo com motos, o nivelamento só ajuda a deixar nossos profissionais preparados nessa modalidade de policiamento”.
Estiveram presentes no evento, o guarda municipal Fonseca, comandante da Guarda Municipal de São Luís, major Erick, subcomandante do Batalhão Tiradentes, major Carrilho, coordenador do Estágio, major Marcos Brito, comandante do 20º BPM, tenente-coronel Diniz, comandante do 9º BPM, tenente-coronel André, comandante do 1º BPM, coronel Edilene, comandante da BPRV e o coronel Adenilson, comandante do BPA.
SOBRE O CURSO
A turma iniciou com 41 policiais militares, sendo 37 PMs da capital,  02 do 16º BPM de Chapadinha e 02 Guardas Municipais da capital, porém no decorrer do curso dois foram desligados e a turma formará com 39 alunos.
Os alunos receberam conhecimentos e treinamentos em pilotagem básica, pilotagem avançada, abordagem com uso de motocicleta, técnicas de escolta, mecânica básica, atendimento pré-hospitalar, técnica de patrulha, tiro Policial montado e doutrina em Motopatrulhamento do Batalhão Tiradentes.
 Durante o curso foram repassados aos alunos, conceitos de segurança em circunstâncias diferenciadas, simulando situações do dia-a-dia do motociclista policial, como em vias públicas, terrenos irregulares ou na orla da praia.
As instruções práticas também aconteceram na área externa do complexo Castelinho (próximo ao estádio e na pista do kartódromo), no bairro Outeiro da Cruz, no CFAP (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças), na pista de Off Road no Bairro do Araçagi e no Stande de tiro no município de Paço do Lumiar.
O policiamento de motos se destaca no atendimento às ocorrências por apresentar uma rápida resposta durante o deslocamento e por alcançar locais não alcançáveis às demais viaturas. Como parte da filosofia do policiamento comunitário oferece um policiamento preventivo mais próximo da comunidade.