Gestão da Ouvidoria SSP é resultado de pesquisa e extensão no Nead/UFMA.

Na tarde de 22 de julho na cidade universitária dom Delgado – no prédio Paulo freire, na UFMA, o Marcio Rabelo, atual Ouvidor Geral da SSP, como discente da Ufma, defendeu com forte louvor e aprovação trabalho de conclusão de curso – do curso de especialização em Gestão Publica Municipal Nead/UFMA, cuja temática foi “analise da Gestão em Ouvidoria de Segurança Pública no Estado do Maranhão”. A comissão examinadora foi composta pelos professores: Me. Alexandre Neto (orientador), Dra. Francimary Martins atual coordenadora Geral do Nead/UFMA e a professora Me. Débora Mendes. 

O Núcleo de Educação a Distância - NEaD é o setor responsável pela gestão da modalidade a distância na Universidade Federal do Maranhão - UFMA, por meio do apoio aos departamentos durante todo o processo de oferta de cursos. 

Apresenta um quadro de recursos humanos formado por professores doutores, mestres e especialistas, além de técnicos administrativos e assistentes pedagógicos. NEaD apresenta uma estrutura organizacional que trabalha de forma integrada a gestão de metodologias educacionais, buscando a inovação tecnológica e o alinhamento às diretrizes atuais da política da educação superior no Brasil. 

Em síntese, o trabalho desenvolvido pelo Ouvidor procurou enfatizar que a Ouvidoria de Segurança Pública do Estado do Maranhão foi criada pela Lei nº 7.760 de julho de 2002 e regulamentada pelo Decreto nº 22. 736 de novembro de 2006. 

A pesquisa analisou a gestão da ouvidoria no ano de 2018, vendo a mudança paradigmática de uma gestão burocrática para uma gestão gerencial com ênfase na valorização do cidadão. Atualmente, a ouvidoria de segurança é o principal canal de interlocução do cidadão e sistema de segurança do estado, razão porque foi feito um balanço de suas principais demandas e respostas na resolutividade das demandas. 

Por fim, traçou algumas conclusões que o atual modelo de ouvidoria de segurança é imprescindível para o gerenciamento e democratização das políticas públicas de segurança e participação do cidadão junto ao sistema de segurança pública do Estado.