CAPITÃES CONCLUEM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA

A Polícia Militar do Maranhão, por meio da Academia de Polícia Militar “Gonçalves Dias” – APMGD, formou na manhã desta quarta-feira (28), às 9h, no auditório do Palácio Henrique de LaRoque, no Calhau, a 6ª turma do Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública – CEGESP. O curso acontece em convênio com a Universidade Federal do Maranhão – UFMA. A turma é formada por 38 capitães da PMMA, três da PM do Paraná e dois da PM do Rio de Janeiro.
No seu discurso o orador da turma, capitão Alexandre Nascimento, destacou a união e qualidade intelectual da turma e dos professores. “A união necessária para que continuemos nossa árdua missão, no enfrentamento da criminalidade e na preservação da ordem pública, já está consolidada. Nossa visão constitucional e nosso arcabouço de conhecimento foram ampliados para somar com nossa experiência profissional, e nos levará a voos maiores em prol da segurança pública”. Disse o formando.
O secretário Jefferson Portela ressaltou a importância da qualificação profissional viabilizada pela parceria com a Universidade Federal elogiando o nível profissional e intelectual da turma. O secretário lembrou a importância e valor da família e que os formandos busquem sempre o amor e amizade para vencer os obstáculos. “Valorize a amizade! sejam amigos uns dos outros e dividem o fardo para que o trabalho se torne mais leve”, disse. O secretario finalizou sua fala parabenizando os formandos e familiares por mais uma vitória alcançada.
Participaram da também da solenidade, o secretario Chefe do Gabinete Militar do Governador, coronel Silvio Leite, o secretário de Estado de Desenvolvimento Social , Márcio Honaiser, o subcomandante geral da PMMA, coronel Pedro Ribeiro, na ocasião representando o comandante geral da Corporação, coronel Ismael Fonsêca, o Sub Chefe do Estado Maior, coronel Eurico Alves, o corregedor adjunto da SSP, coronel Eduardo Vaz, o comandante do CFAP, coronel Harlan do Nascimento, representado a diretor de Ensino da PM, coronel Edilene Soares, o comandante do BOPE, coronel Nilson Marques, o comandante da Academia de Polícia Militar “Gonçalves Dias” – APMGD, tenente-coronel Wallace Amorim Sá, o professor Walber Pontes, coordenador do CEGESP, além de professores da Universidade, convidados, oficiais e praças da PM .
Sobre o Curso
O CEGESP é composto por 700 horas/aulas, teve a duração de aproximadamente de 5 meses em regime integral com aulas em 21 disciplinas, nos períodos da manhã e tarde na APMGD. Um dos requisitos para a aprovação no curso é a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que os alunos realizaram com sucesso na última semana.
O curso confere o título de especialização lato sensu em Gestão de Segurança Pública aos capitães e os habilita a ascenderem ao posto de major. As aulas foram ministradas por professores doutores, mestres e especialistas da UFMA, UEMA e APMGD.