Maranhão certifica 37 agentes de segurança no Curso de Formação de Execução Penal 2019

O Governo do Estado prossegue qualificando e certificando agentes de segurança prisional para que atuem e desempenhem, de forma mais dinâmica, as atividades com foco na melhoria das rotinas internas prisionais no Maranhão.

Nesta terça-feira (30), 37 servidores da guarda prisional foram certificados pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio da Academia de Gestão Penitenciária (Agpen), no Curso de Formação de Agentes Estaduais de Execução Penal 2019.

A cerimônia de formação dos agentes ocorreu no auditório da nova sede da Seap, localizada no bairro Vila Palmeira, em São Luís, com a presença de gestores públicos e convidados dos formandos.

“Acima de tudo honrem o fardamento ao qual vocês passarão a usar. Comprometam-se em fazer sempre um bom trabalho”, afirmou o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Murilo Andrade de Oliveira, durante a solenidade.

O evento teve início com a exibição de vídeo que mostrou alguns momentos marcantes do Curso de Formação. Em seguida aconteceu um instante de oração e, logo após, houve a execução do Hino Nacional brasileiro.
“Nosso objetivo é contribuir para que nossos servidores estejam aptos às rotinas internas prisionais, contribuindo para o melhor andamento das atividades de segurança interna e externa no âmbito prisional”, destaca o diretor da Agpen, Fabiano Cavalcante.

Curso

O Curso de Formação de Agentes Estaduais de Execução Penal 2019, que aconteceu no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), teve duração de 2 meses e contou com aulas práticas e teóricas.

Durante a capacitação, os agentes tiveram aulas na área da humanização, segurança, legislação, primeiros socorros, questão da Lei de Execução Penal (LEP). Além disso, eles ainda passaram pelo estágio supervisionado, no qual vivenciaram as rotinas de todas as unidades que integram o Complexo Penitenciário São Luís.