Polícia Militar realiza ação integrada em todo o estado para conter crimes

Mais de cinco mil policiais militares integram força-tarefa na operação Saturação, realizada pela Polícia Militar do Maranhão (PMMA) em todo o Estado. O grupamento inclui os comandos dos batalhões, grupos especiais, Serviço de Inteligência e apoio do Centro Tático Aéreo (CTA). O objetivo é realizar abordagens, apreensão de drogas e armas e monitoramento a pessoas, veículos e pontos estratégicos mapeados com situações de crimes. A operação iniciou, nesta sexta-feira (23), e prossegue até terça-feira (27).

O comandante Geral da PMMA, coronel Ismael Fonseca, enfatiza o caráter preventivo e ostensivo da operação para o controle dos índices de violência. “O Maranhão vem alcançando índices cada vez menores de criminalidade ao longo dos últimos cinco anos. Isso é fruto de um trabalho planejado e organizado do sistema de segurança pública, com total apoio do Governo do Estado. O que se pretende com esta ação intensiva é, justamente, manter este controle, freando e impedindo as ocorrências criminosas. Estamos com todos os nossos comandantes envolvidos nesta missão”, pontuou.

A operação Saturação mobiliza policiais militares em São Luís e municípios do interior do Maranhão em abordagens a pessoas nos coletivos e veículos em geral; montagem de barreiras policiais nos terminais da Ponta da Espera e Estiva (São Luís) e na Raposa; fiscalização de trânsito; e monitoramento ostensivo em pontos estratégicos mapeados como áreas de risco e demanda de criminalidade. Na Região Metropolitana de São Luís participam, aproximadamente, 500 militares por dia.

“A operação consiste em intensificar a presença ostensiva da Polícia Militar nas ruas, com uma série de atividades que já são executadas no planejamento diário, e agora serão reforçadas. A Saturação atua para conter, desmobilizar e prevenir o crime. O foco é manter os baixos índices de violência alcançados pelo Maranhão”, destacou o subcomandante geral de Polícia Militar, coronel Pedro Ribeiro.

Durante os dias da operação a PMMA realiza atividades ostensivas diretamente nas ruas, em áreas com maior incidência de ocorrências e vias de grande movimentação. A última edição da Saturação foi realizada em junho deste ano.