SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA JEFFERSON PORTELA PARTICIPA DE ENCONTRO ESTADUAL DE COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS COM O FÓRUM NACIONAL DE COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS NA ALEMA

Foto: Nilson Figueiredo
Visando em promover a integração e discutir a problemática do Sistema Estadual de Gerenciamento dos Recursos, fora criado na Assembléia Legislativa do Maranhão (Alema), reuniões ordinárias do Fórum Maranhense de Comitês de Bacias Hidrográficas, e Fórum Nacional de Comitês de Bacias, iniciado nesta terça-feira (26), com finalização nesta quinta-feira (29). Presente no evento, o Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, palestrou na manhã desta quarta-feira, no sentido de apoiar as ações em prol da resolutividade, dos problemas e fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Brasil. O evento contou com diversos representantes estaduais,
O Encontro Estadual conjuntamente com o Federal dos Comitês de Bacias Hidrográficas visa em fortalecer o Fórum Maranhense de Comitês de Bacias Hidrográficas, este com criação recente, visando no fortalecimento do Sistema Estadual e Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos. O evento visa ainda, na articulação com outras instâncias acerca do problemática. Diversas são as temáticas do Encontro Estadual, objetivando em promover a integração entre os Comitês de Bacias Hidrográficas de todo o Brasil. Na síntese é estimular e promover a reflexão e participação entre os presentes para o Fórum Nacional a ser realizado.
A importância do Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas é em propor o avanço de diálogos para qualificação e efetividade da gestão das águas e servir de espaço para a divulgação de programas e planos de ações em andamento. Estão acontecendo mesas de debates, com especialistas no tema, estes reconhecidos nacionalmente. Dentre os participantes estão os profissionais da área, Anselmo Caires, Coordenador do Fórum Baiano de Bacias e Presidente do Comitê do Paramirim e Santo Onofre, na Bahia.
Foto: Nilson Figueiredo
Presente no Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas, Anselmo Caires, Coordenador do Fórum Baiano de Bacias e Presidente do Comité do Paramirim e Santo Onofre, na Bahia, relatou, que “Estamos neste Encontro Estadual e Nacional para discutir, deliberar as gestões hídricas no Brasil. Trazemos as gestões dos estados, para todos conhecerem como estão as gestões hídricas no Brasil. Iremos ver as ações e os acontecimentos de percurso, como na Barragem em Brumadinho, onde estive presente, para discutir. Iremos ver as prevenções e tentar promover a solução das problemáticas. Estamos aqui em São Luís, representando os Comitês das Bacias do Paramirim e Santo Onofre, pela Bahia. Também estou como Coordenador do Fórum Baiano, representando os 14 comitês. Essa reunião e discussão é para fortificar as ações para o Fórum Nacional”, salientou.
Presente também no evento, o Secretário Adjunto de Licenciamento Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), afirmou, que “É um Encontro Estadual com reuniões ordinárias do Fórum de Comités de Bacias Hidrográficas do Brasil, com mais de 19 representantes estaduais. Hoje o Maranhão conta atualmente, com três comitês de Bacias Hidrográficas; duas estaduais que é o do Munim e Mearim, e o comitê de Bacias Hidrográfica do Rio Parnaíba, onde o Maranhão também faz parte. Hoje foi criado o Fórum Estadual dos comitês de bacias hidrográficas do Estado do Maranhão. A ideia máxima deste fórum será congregar os comitês existentes e os pré-comitês que estão em andamento para ser criados, tipo o de Pindaré, de Itapecurú; do Rio Balsas e afluentes do Rio Parnaíba. Estamos fazendo esta grande força dessa gestão participativa de política nacional e estadual”, relatou.
Presente ainda neste encontro, Patrice coordenadora, a primeira adjunta do Fórum Nacional de Comitê de Florianópolis; Luiz Antônio, segundo adjunto do Fórum Nacional de Sergipe; Hideraldo Buch Coordenador Geral do Fórum Nacional; Almack Luiz, membro titular do Comitê do São Francisco de Jacobina Bahia; Nelson, membro Fórum Fluminense, Rose, coordenadora do Fórum de Comites de Bacias do Rio Grande do Norte; Antônio Eustáquio Tonhão comitê do Paracatú e outros representantes.