CONSELHO COMUNITÁRIO PELA PAZ É FORMADO EM SÃO JOÃO DOS PATOS

Intensificando as ações pela segurança pública no Maranhão, o Coordenador Executivo do Programa Pacto pela Paz realizou manhã dessa terça-feira (03), no auditório do Centro de Ensino Josélia Almeida Ramos (CEINJAR), em São João dos Patos a Formação do Conselho Conselhos Comunitários pela Paz. O evento contou com autoridades civis e militares, representantes da sociedade civil organizada, convidados em geral da comunidade Patoense.
O Programa Pacto pela Paz, que conta com o Coordenador Executivo do programa, o Delegado de Polícia Civil Dicival Gonçalves da Silva. Ele exclamou que o Programa Pacto pela Paz fora criado através da Lei n° 10.387, de 21 de dezembro de 2015, sancionado pelo Excelentíssimo Governador Dr. Flávio Dino. Por conta do Programa Pacto pela Paz, fora sabiamente repassado aos ouvintes presentes, sobre a importância da referida Lei, das conquistas, da redução da criminalidade em todos os municípios do Maranhão e dos investimentos conquistados através do Programa Pacto pela Paz. Uma dessas ações, fora crucial pela diminuição dos índices de criminalidade. 
A participação popular, atua diretamente nessa redução da criminalidade, conjuntamente com os investimentos e política pública compromissada. Sendo assim, fora mensurada no evento em São João dos Patos, igualmente na importância dos Conselhos Comunitários pela Paz, que ao longo dos anos, tem destacado de forma ímpar.
Após o evento da formação do Conselho Comunitário pela Paz
em São João dos Patos, fora concluído a primeira parte, onde fora escolhido por aclamação popular, 25 (vinte e cinco) conselheiros e conselheiras, os quais atuarão em sintonia com as Forças Integradas de Segurança Pública daquela região.
A diretoria do CCP São João dos Patos ficou assim definida:
Presidente: Maysa Mara Duarte; Vice-Presidente: Rejane Correia de Sousa; 1a Secretária: Maria da Guia Gonçalves; 2° Secretário: Aldiberto Pereira Correa; Secretário de Assuntos Comunitários: Isabel Oliveira dos Santos.
O Conselhos Comunitários pela Paz, contou com a presença de diversas autoridades, valendo destacar, a vice Prefeita de São João dos Patos- Srª Rilda Lúcia (nesse ato, representando a Prefeita da cidade Srª Gilvana Evangelista), a Vereadora Bidu Santana e demais companheiros de parlamento municipal; o Delegado Regional Dr. Francisco Taveira; o Cmt do 35° BPM- TC PM Emerson Silva; o Delegado Municipal Dr. Ozires Martins; o representante da OAB – Dr Daniel Furtado; o Diretor Geral da Unidade Prisional Ressocialização Sr. Franklin Moura, além de representantes do Secretariado local, Conselho Tutelar, associações, clube de mães e avós, diretores, professores, etc.
O programa Pacto pela Paz, é capitaneado pela Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, na pessoa do excelentíssimo Srº Secretário de Segurança, Drº Jeferson Portella, que tem incentivado além da integração entre as forças e a sociedade, o diálogo e a busca incansável na mediação pacífica de conflitos, através de um trabalho compromissado visando a redução da criminalidade em nosso Estado.