CONSELHEIROS COMUNITÁRIOS DOS BAIRROS DO COHAFUMA, BEQUIMÃO, LIBERDADE, POVOADO MATO GROSSO, NOVA TERRA E JOÃO DE DEUS, SÃO EMPOSSADOS NA SSP


Dando ênfase nas ações em prol da segurança pública fora realizado na manhã desta quinta-feira (24), por meio da Secretaria de Segurança, a solenidade de posse dos Conselhos Comunitários pela Paz dos bairros Bequimão, Cohafuma; Liberdade, Povoado Mato Grosso; Nova Terra. O Programa do Pacto pela Paz empossou por meio do seu coordenador Executivo, o Delegado Dicival Gonçalves e demais autoridades, os Conselheiros Comunitários em atribuições dos Conselhos Comunitários; objetivando trabalhar ao lado das forças de segurança do Estado. Os Conselhos Comunitários estão aptos a promover a paz, e melhorias para as comunidades na diminuição das desigualdades sociais.



Durante a solenidade, coordenados pelo Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela e o Coordenador Executivo do Pacto Pela Paz, Delegado Dicival Gonçalves, deram posse aos representantes dos Conselhos Comunitários dos bairros do Bequimão, Cohafuma; Liberdade, Povoado Mato Grosso; Nova Terra e João de Deus, os quais receberam o termo de posse dos bairros citados. Os Conselhos Comunitários do Programa Pacto Pela Paz, exercem um papel fundamental com a comunidade, pois eles são o elo que fortifica na união entre o poder público com a comunidade, advindo interação entre ambas as partes.

Durante a solenidade nesta quinta-feira (24). Por volta das 11hs, os empossados dos Conselhos Comunitários Pela Paz foram apresentados aos presentes no Auditório da SSP, demonstrando assim, que estão aptos a exercerem com os comandantes de área da Polícia Militar e da Polícia Civil, e Corpo de Bombeiros, em um trabalho de importância impar para a comunidade. Fora entregue o Certificado de Capacitação dos Conselhos Comunitários Pela Paz. O Coordenador Executivo do Projeto do Pacto Pela Paz, Delegado Dicival Gonçalves, informou que a solenidade de posse dos Conselheiros Comunitários dos bairros: Bequimão, Cohafuma; Liberdade, Povoado Mato Grosso; Nova Terra, é voltada para um trabalho de acompanhamento, junto ás forças policiais e a comunidade.

Pacto pela Paz, objetivando na redução das desigualdades sociais.

O Programa Pacto pela Paz, incide na valorização das políticas públicas, nas áreas de segurança, saúde, cidadania, infraestrutura, saneamento básico, entre outras. O Programa do Pacto Pela Paz foi criado pela Lei de número 10.387, dia 21 de dezembro de 2015, objetivando na redução das desigualdades sociais.
A posse deste Conselho obedece a Portaria nº 513/2016 do Gabinete do Secretário de Segurança, que regulamenta todo funcionamento dos Conselhos Comunitários Pela Paz, instituído pela Lei Estadual nº 10.387/15. Em face do compromisso do Governo do Estado do Maranhão, ante a população maranhense, de instituir até o final de 2022, a inclusão dos Conselhos Comunitários em todas as cidades do estado, haja vista a inclusão do Programa Pacto Pela Paz como item 17 das prioridades governamentais. O Coordenador Executivo deste importante espaço de participação social, Delegado Dicival Gonçalves da Silva, relatou, que não tem medido esforços, para a concretização das proposituras que trarão benefícios incalculáveis a todas as cidades abarcadas pelo programa.

Presente na posse dos Conselhos Comunitários, Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela; Coordenador Executivo do Pacto Pela Paz, Delegado Dicival Gonçalves; Comandante do Cpam2, o Cel. Aritana; Vereadora Fátima Araújo; Superintendente da Sptc, Perito Miguel Alves; a Comandante Coronel Augusta Andrade e demais autoridades.