Municípios são monitorados pelo Corpo de Bombeiros durante período chuvoso

Equipes do Corpo de Bombeiros intensificam as atividades para informar e prevenir moradores em cidades com riscos de alagamentos e inundações. Com o período chuvoso, o trabalho da corporação é reforçado e direcionado às áreas que historicamente sofrem com o problema. O trabalho é promovido anualmente e reforçado com o início das chuvas. A ação consiste no monitoramento, prevenção, orientação dos moradores com trabalho educativo e, se houver necessidade, realocação para locais seguros. 

“Todo trabalho é realizado no sentido de minimizar os danos e acolher as comunidades quando afetadas, dando-lhes condições para que possam retomar sua rotina e sintam o mínimo possível as ocorrências”, pontuou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Maranhão, coronel Célio Roberto de Araújo, que responde pela coordenadoria da Defesa Civil. No Maranhão, as chuvas ficam mais intensas especialmente no primeiro semestre do ano, fazendo aumentar o nível dos rios, afetando populações ribeirinhas em alguns municípios.

A ação é executada pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Maranhão (CEPDECMA), órgão do Corpo de Bombeiros. Até a última semana não houve registro de nenhum município com ocorrências graves por conta das chuvas. Os relatórios da Defesa Civil são regulares e quando há ocorrências as atualizações dos casos são feitas com frequência e incluídas no Sistema Integrado de Informações de Desastres, que pode ser acessado nacionalmente.

Trizidela do Vale, no Médio Mearim, é uma das cidades mais atingidas neste período. No local, o Governo do Estado mantém grupamento para resposta direta às ocorrências. A 2ª Companhia do 6º Batalhão de Bombeiros Militar do Maranhão, instalada há três anos, tem garantido mais eficiência nos atendimentos. 

A região possui grande incidência de chuvas e a base militar próxima contribui para o salvamento de muitas vidas. A Defesa Civil monitora ainda os municípios de Marajá do Sena e Pedreiras, além de outras cidades da região.

Capacitação

A Defesa Civil promove capacitações com apoio das coordenadorias municipais, com fins a orientar os gestores e seus agentes sobre como agir diante de algumas ocorrências fruto de ação da natureza. 

“O foco desse treinamento é para que seja prestada a mais rápida assistência à sociedade e restabelecer o mais rápido possível a normalidade do cotidiano destas áreas afetadas”, reitera o coordenador adjunto da CEPDECMA, coronel Izac Muniz Matos.

No treinamento, os agentes são preparados para atuar durante os desastres e atender prontamente às comunidades. Após a formação, se tornam multiplicadores das ações de prevenção. 

São trabalhados procedimentos para que as pessoas saibam como atuar no momento que realmente acontecer o desastre e entre as primeiras medidas a serem tomadas está a alocação das vítimas em locais seguros e a preparação de abrigos coletivos.