Governo executa Programa Mais Cirurgias em unidades estaduais de saúde


Desde a última semana de setembro, o Governo do Estado retomou os procedimentos do Programa Mais Cirurgias em unidades estaduais de saúde. Só no Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís, 150 cirurgias pediátricas foram realizadas nesse período. Na última semana, as cirurgias aconteceram nos hospitais de Caxias, Timbiras, Coroatá e Carutapera. Aproximadamente 150 pessoas foram beneficiadas, entre crianças e adultos, com cirurgias de catarata, hérnia, frenectomia (freio de língua), vesícula e fimose. 

No Hospital Macrorregional Dr. Everaldo Ferreira Aragão, em Caxias, 45 pessoas foram assistidas. A faixa etária dos contemplados foi de 50 a 80 anos. A estimativa da unidade é que até dezembro deste ano sejam realizados 200 procedimentos, entre cirurgias oftalmológicas e ortopédicas. 

Dona Francisca Estrela Dantas, natural de Coelho Neto, há dois anos esperava pela cirurgia de catarata. “Eu tenho muito a agradecer ao Governo do Estado por esta oportunidade. Essa campanha é muito importante, pois assim muitos poderão ter a chance de recuperar a visão”, compartilhou. 

De acordo com o diretor geral do Macrorregional de Caxias, Jefferson Coutinho, foi uma oportunidade de devolver qualidade de vida às pessoas. “Os pacientes idosos em si têm o risco muito grande de queda, e grande parte dessas intercorrências se dá pela visão comprometida. Quando assistimos esses pacientes, a gratidão é imediata, devolvendo a autoestima e a autonomia”, afirmou. 

Outra unidade da rede estadual de saúde que participou do Mais Cirurgias no último fim de semana foi o Hospital Macrorregional Alexandre Mamede Trovão, em Coroatá. Na unidade, foram realizadas 200 cirurgias de catarata e pterígio, beneficiando pacientes com idade de 60 anos ou mais. 

O Hospital Regional de Carutapera também realizou procedimentos do Mais Cirurgias na última semana. Todos os 32 pacientes assistidos foram beneficiados com cirurgias eletivas de histerectomia, hernioplastia inguinal e umbilical, cesariana, colecistectomia, varicocele direita, ooforectomia esquerda e direita, colpoperineoplastia, exérese de lipoma dorsal e bartolinectomia. Os contemplados têm idade entre 11 e 65 anos, de municípios como Junco do Maranhão, Amapá do Maranhão, Godofredo Viana, Luís Domingues, Cândido Mendes, Carutapera e Turiaçú.

No Hospital Regional de Timbiras foram realizadas 22 cirurgias, procedimentos como: anquiloglossias, exéreses de pólipo retal e de sinus pré-auricular, hernioplastias, sinéquia vulvar, laparotomia, apendicectomia, polidactilia e himenotomia. O hospital atendeu pacientes de 2 meses a 16 anos, dos municípios de Timbiras, Codó, São Domingos e Capinzal.

No Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís, os procedimentos começaram a ser realizados no dia 26 de setembro, beneficiando 20 crianças da região metropolitana com procedimentos de hérnia inguinal e fimose. No último fim de semana, na sexta (2) e sábado (3), foram mais 80 contemplados entre ambulatório pré-cirúrgico e procedimentos executados. A unidade ainda planeja incluir intervenções em oftalmologia, urologia, cirurgia geral e radiologia intervencionista.  

José Arthur Lopes da Silva, de 9 anos, foi aprovado para fazer a cirurgia de postectomia na próxima semana. Diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista ainda bem pequeno, a criança começou os primeiros atendimentos ainda no Hospital Dr. Juvêncio Mattos. Segundo a mãe de Arthur, Maria Hellen Lopes, de 28 anos, toda a assistência tem sido ótima. “Todo o atendimento recebido, desde os primeiros dias de vida no Juvêncio Mattos, até a consulta na semana passada no Carlos Macieira, tudo tem sido muito bom”, comentou.

O Programa Mais Cirurgias é executado nas seguintes unidades: Hospital Dr. Carlos Macieira, Hospital Dr. Juvêncio Mattos, Hospital de Trauma e Ortopedia do Maranhão (HTO), localizados em São Luís; Hospital Regional de Chapadinha; Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, em Timon; Hospital Macrorregional Dr. Everaldo Ferreira Aragão, em Caxias; Hospital Macrorregional Alexandre Mamede Trovão, em Coroatá; Hospital Regional de Timbiras; Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês; Hospital Macrorregional Dr. Jackson Lago; em Pinheiro; Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, em Imperatriz; Hospital Regional de Balsas.

Comentários