CORPO DE BOMBEIROS MILITAR REALIZA FORMATURA DE CONCLUSÃO DE CURSO DE ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR BÁSICO


A manhã desta sexta-feira, 27 de novembro de 2020, foi marcada pela formatura de conclusão do Curso de Atendimento Pré- hospitalar Básico, no complexo do Batalhão de Bombeiros de Emergências Médicas (BBEM) e 2° Batalhão de Bombeiros Militar (2° BBM).

Sob a coordenação do Ten Cel BM Lima, comandante do BBEM, e do secretário do curso, Ten BM Dos Santos, o curso teve seu início no dia 09 de novembro de 2020 e foi concluído no dia 21 de novembro do mesmo ano, contabilizando 60h/aula. Foi realizado no Colégio Militar 2 de julho e teve 34 inscritos (01 do SAMU, 04 Bombeiros civis, 02 da SMTT e os demais eram do Corpo de Bombeiros), porém somente 32 concluíram.



Foi montado um quadro de especialistas multiprofissionais como médicos, acadêmicos de medicina, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, odontólogos, assistentes sociais e psicólogos, todos do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). 

O curso teve como instrutores o Ten Cel BM Andrade, Cap BM Leonardo, Cap BM Jonatan, 1° Ten BM Ana Cristina, 1° Ten BM Erickson, 2° Ten BM Manuel, 2° Ten BM Quadros, 2° Ten BM Francis, ST BM Arlandex, Sgt BM Mark Pontes, Sgt BM Renato Mendes, Sgt BM Salvador e Sd BM Wamstrong. 


Os conteúdos foram obedecidos de acordo com a portaria 2048/2002, como por exemplo, segurança da cena, sistema de comando de incidentes, humanização do atendimento, legislação, reanimação cardiorrespiratória, obstrução de vias aéreas, atendimento primário e secundário, biomecânica do trauma, salvamento veicular, emergências psiquiátricas, aeromédico, traumas musculoesquelético, raquimedular, crânio-encefálico, imobilizações, mobilizações, curativos e outros procedimentos técnicos atualizados para atender a população com mais qualidade e rapidez, diminuindo tanto a chance de sequelas como as perdas de vidas. 

O curso teve várias situações que treinam nossos bombeiros a atenderem melhor a população.

Na solenidade, além dos militares da unidade, estiveram presentes o senhor Elias Cavalcante, representando a organização dos Gideões Internacionais, a Maj BM Nívea Melo, comandante da Academia de Bombeiros Militar “Josué Montello”, o Cel BM Francisco, Gestor Operacional e Cel BM Alves, Direto de Ensino.

 

Comentários