DIRETOR REGIONAL DE PERÍCIA PARTICIPA DE REUNIÃO NA DIREÇÃO GERAL DE PERÍCIA


Diretor Regional de Perícia da Região dos Cocais, Dr. João Paulo Pierote, esteve nesta terça-feira (17) na sede da Direção Geral de Perícia, em São Luís, participando de reunião com a equipe gestora da Perícia Oficial composta pelo Perito Geral, Dr. Miguel Alves; o Coordenador de Perícias da Grande Ilha, Dr. Paulo Sampaio, e com a Assessora Especial da DGP, Dra. Gislen Pinheiro. O objetivo do encontro foi a apresentação do trabalho realizado no decorrer do ano de 2020, bem como a apresentação do planejamento de ações com a ampliação dos serviços periciais para o ano de 2021. 

O trabalho da Perícia Oficial na Região dos Cocais é desenvolvido pelo Instituto de Criminalística (Icrim) e Instituto Médico Legal (IML) de Timon, pelo Instituto Médico Legal (IML) de Caxias e pelo Núcleo de Medicina Legal de Codó. 


A Região dos Cocais conta com 15 peritos criminais, 09 médicos legistas e 01 Odontolegista. Atualmente 90% dos casos são atendidos na própria região. Apenas as ocorrências de maior complexidade, que exigem uma análise apurada em equipamentos mais específicos, são encaminhadas para os Institutos em São Luís (ICRIM, IDENT, ILAF e IGF), que dão o suporte com o trabalho desenvolvido por outras seções especializadas, como por exemplo: Balística Forense (confrontos balísticos), Informática Forense (extração de dados de equipamentos), Engenharia Forense (exames em locais de desabamento/desmoronamento), Toxicologia Forense (exames em material biológico), Serviço de Análise de Perfil Genético (exames de DNA), Serviço de Identificação Civil e Criminal (exames em impressões digitais), etc. 

“Viemos hoje para planejarmos nosso trabalho, aperfeiçoando também a nossa integração com a Direção Geral de Perícia e com os demais Institutos para enfrentarmos os desafios em 2021. Tem sido crescente o apoio dado pela Secretaria de Segurança Pública à Perícia Oficial para que possamos oferecer um trabalho de excelência para a população maranhense”, frisou o Perito Criminal João Paulo Pierote, Diretor Regional de Perícia.


Comentários