IGF/MA trabalhando na identificação humana visando a solução de crimes através do DNA

 

Dando a sua parcela de cooperação para desvendar o crime de forma geral, o Instituto de Genética Forense (IGF), órgão da Perícia Oficial de Natureza Criminal, da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão, tem por objetivo a identificação humana por meio da comparação de elementos genéticos conhecidos como DNA, com o intuito de identificar criminosos através da análise dos vestígios biológicos coletados nos locais de crime, em instrumentos ou nas vítimas, comparando-os com o DNA dos suspeitos.

Recentemente, os Peritos Criminais do IGF trabalharam em um caso de roubo seguido de estupro, praticado na cidade de Paulo Ramos/MA. Os Peritos Criminais da Equipe de Local de Crime do ICRIM foram acionados e coletaram diversos vestígios, encaminhando-os ao IGF.  Esses vestígios foram submetidos a confronto, através do Banco Nacional de Perfis Genéticos - BNPG, coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, apontando uma coincidência (match) com um perfil genético inserido pela Polícia Científica do Estado de Goiás, oriundo de um crime praticado com o mesmo "modus operandi", ou seja, roubo seguido de estupro em Jaraguá/GO.

Dois indivíduos identificados como J.M.S.F. e K.S.A., suspeitos também por outras práticas criminosas, foram presos no estado do Tocantins. Ao tomar conhecimento da prisão destes, a Delegacia de Paulo Ramos, após a expedição do devido mandado judicial, solicitou ao ICRIM de Imperatriz a coleta de material genético dos presos, tendo uma equipe de Peritos Criminais do referido instituto se deslocado àquele estado para a coleta das amostras, posteriormente encaminhadas ao Instituto de Genética Forense e confrontados com os perfis genéticos oriundos dos Locais de Crime praticados nos estados do Maranhão e de Goiás, cujos exames periciais resultaram em coincidências, garantindo assim a identificação da autoria dos crimes, até então desconhecida.

Comentários