Sistema de Videomonitoramento da Prefeitura de São Luís é modernizado

Foto: J.Roberto

Serviço também contará com uma base móvel, um ônibus da Guarda Municipal equipado com câmeras para ser utilizado em eventos públicos na capital

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Com Cidadania (Semusc), está modernizando o sistema de videomonitoramento na capital maranhense, com instalação de câmeras em pontos estratégicos da cidade. Até o momento, o Município já instalou 87 câmeras de vídeo no Parque do Bom Menino, 20 câmeras do Estádio Nhozinho Santos,  44 câmeras no arredores da região do Centro e Centro Histórico. Com a ação, a gestão do Prefeito Edivaldo objetiva inibir atos de vandalismo contra o patrimônio público municipal. A ação também visa garantir a proteção das pessoas da comunidade que circulam por praças, parques e ruas da capital.

No Parque do Bom Menino uma central com 87 câmeras já está em funcionamento, com monitoramento interno do próprio Bom Menino e áreas externas, como a Rua Deputado Vieira da Silva, localizada atrás do parque. O equipamento é formado por um Vídeo wall, composto por quatro telas, que podem formar imagens em painel ou nas quatro telas. 

A Prefeitura também está em fase de conclusão de obras de estruturação da Central de Videomonitoramento que ficará na sede da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania, localizada no Bairro da Alemanha, ao lado do Hospital da Criança, essa unidade deverá  englobar as demais áreas de São Luís que também já contam com câmeras de vídeo. No local, o equipamento haverá  um video wall com 6 telas. 

O secretário de Segurança com Cidadania, Heryco Coqueiro, informa que além da Central do Parque do Bom Menino e da Central na sede da Semusc, o serviço de videomonitoramento da Prefeitura também contará com uma base móvel, um ônibus da Guarda Municipal equipado com câmeras para ser utilizado em eventos públicos na capital. 

“O sistema de videomonitoramento é uma das prioridades da Gestão do Prefeito Edivaldo Holanda e, inicialmente, ficará em locais estratégicos da nossa cidade que, por sua vez, serão monitorados 24 horas por dia, o que irá garantir mais segurança a toda a população de São Luís", ressalta o secretário.

No serviço de monitoramento, os guardas municipais terão acesso a equipamentos de última geração para realizar a movimentação das câmeras de vídeo.  O sistema conta com video wall, equipamento que possui telas de 52 polegadas, no-break com autonomia de baterias em caso de falta de energia e mesa controladora. O local funcionará 24 horas por dia, sempre com guardas municipais de olho nos monitores.

Comentários