Projeto Plantando Sementes


O Projeto Plantando Sementes da ONG Libertas, visa à diminuição dos impactos causados ao meio ambiente pela má disposição dos resíduos doméstico, facilitando e aplicando a educação ambiental não-formal, através da mobilização da comunidade associações, igrejas e escolas, com a realização de roda de conversas, coleta seletiva, audiovisual e oficinas, a fim de despertar, sensibilizar, conscientizar e envolver as pessoas, em práticas diárias, na segregação e no descarte correto dos resíduos doméstico, além de ser uma forma de contribuir com a preservação do meio ambiente, para  nossa geração e futuras (compensação socioambietal do projeto).

A ONG Libertas tem o compromisso com a preservação ambiental e o consumo consciente, os benefícios ambientais e de impacto social da reciclagem e a convergência entre saúde e meio ambiente. Mas por onde tudo deve começar? Pela educação ambiental, claro! E quando falamos em educação, não devemos pensar apenas em crianças, mas também em jovens e adultos, afinal de contas cuidar do planeta é responsabilidade de todos.



Realizamos atividades de educação ambiental Não-Formal voltadas para sustentabilidade junto a associações, igrejas e escolas, deixando os participantes como protagonistas. “Qualquer processo de educação para sustentabilidade é contínuo, deveria ser uma prática habitual, como temos tantas outras como tomar banho. Reconhecemos que esse é um processo educativo e que, para algumas pessoas, esse despertar é um pouco mais longo”.

A ONG Libertas trabalha o tema sustentabilidade de uma forma prática aplicada no cotidiano das pessoas, abordando, por exemplo, como elas podem contribuir no dia a dia, passando pela questão da separação dos recicláveis e não recicláveis, até ao cuidado consigo, como a importância de estudar e de adquirir conhecimento a respeito da causa. A responsabilidade compartilhada das organizações deve ser encarada como uma atuação coletiva, não apenas como uma iniciativa aqui ou ali.

Você já pensou em como pode melhorar e fazer a sua parte? A ONG Libertas, acredita que essa é uma pergunta que deve ser feita diariamente por todos. “A gente não precisa mudar toda uma forma de vida de imediato, é importante que a transformação ocorra aos poucos, pois o natural é que a adoção de atitudes sustentáveis se torne uma prática comum em que eu me preocupo com o meu entorno”.

“Quando você aproxima as pessoas do problema faz com que elas reflitam sobre ele, e se citam parte do processo, portanto, a educação ambiental é uma importante ferramenta de conscientização”. Prova disso é que a ONG Libertas com o projeto Óleo Solidário, já retirou mais de 1.300 mil litros do óleo de cozinha saturado das comunidades onde atua. desde que começou a operar, em 2007.


Comentários