COM AÇÕES PREVENTIVAS E OSTENSIVAS, 9º BPM CONTABILIZA REDUÇÃO DE 50% NA OCORRÊNCIA DE HOMICÍDIOS NA ÁREA CENTRAL DE SÃO LUÍS



Com o reforço em ações preventivas e ostensivas, o 9º Batalhão de Polícia Militar contabilizou uma queda de 50%, no mês de janeiro deste ano, na ocorrência de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), que englobam os crimes de homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte e o latrocínio, em sua área de atuação, em relação ao mesmo período do ano passado. 

Este ano, de primeiro a trinta e um de janeiro, o batalhão registrou apenas dois homicídios, contra 4 contabilizados em 2020. O saldo positivo mostra uma queda constante na ocorrência dos CVLIs também nos últimos anos, que de 2019 a 2020, registraram uma queda de 23% em sua ocorrência.

 A redução, neste intervalo de um ano, vai para além dos crimes que resultaram em homicídios e englobam também os crimes de roubos a estabelecimentos comerciais com queda de aproximadamente 16%, roubo a pessoa (29,90%), roubo a posto de combustíveis (33.40%), roubo e furto de veículo (26.20%) e roubo a coletivos (14%). 

O batalhão é responsável pela região central de São Luís, incluindo bairros tradicionais e populosos da capital como João Paulo, Anil, Monte Castelo, Liberdade, além do Centro e bairros adjacentes. 

Para o comandante do 9º BPM, Ten-Cel. Emerson, o resultado positivo é fruto das ações da Secretária de Segurança Pública, aliado ao trabalho incansável de todos os policiais que compõem o batalhão. 

“As ações que resultaram nesse saldo muito positivo buscam primeiramente atender a uma determinação do nosso secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, para que haja um combate sistematizado à criminalidade na região e é fruto, sobretudo, do trabalho incansável dos policiais militares que estão diuturnamente nas ruas combatendo a criminalidade e garantido segurança a todos”, afirmou. 

O comandante afirmou ainda que as ações continuarão a ser realizadas para que essa redução na criminalidade continue. 

“Realizamos durante todo o ano passado e neste primeiro mês diversas ações de reforço do policiamento como a Operação Cerco Total, a Operação Bairro Seguro, a Operação Catraca, que busca coibir crimes praticados nos veículos que compõem o Sistema de Transporte Público e a Operação Ilha Segura e vamos continuar com essas ações este ano buscando sempre reduzir ainda mais a ocorrência de qualquer crime”, disse. 

Policiamento 

No batalhão, o policiamento é feito de forma convencional com as viaturas de áreas e com o policiamento especializado composto pelo Grupo Tático Móvel (GTM) e a Equipe Raio. As equipes realizam o policiamento em toda a área sob responsabilidade do batalhão, e principalmente nos bairros com maior incidência criminal como o Bairro de Fátima e o João Paulo, assim como áreas de grande circulação como o Anil e o Centro. 

Ações Sociais 

Além de todo o policiamento convencional, o batalhão busca na aproximação com a comunidade uma forma de fortalecer a Sistema de Segurança Pública e assim acelerar a redução de ocorrência de infrações penais. 

Mesmo com a ocorrência da pandemia, que limitou a realização de ações sociais em que ocorresse aglomerações, o batalhão realizou o Natal Feliz, em parceria com a Cruz Vermelha, que consistiu na distribuição de cestas básicas e uma ceia para a comunidade, seguindo os protocolos de combate ao Covid-19. 

“Essa aproximação com a comunidade não é só realizada pelas ações que fizemos juntos à sociedade, mas também pelo policial que lida com essas pessoas, para que ele realize um atendimento humanizado, buscando sempre oferecer um serviço de qualidade a todos”, finalizou.

Comentários