JB NEWS MA

Em cerimônia no Comando Geral da PM, secretário Jefferson Portela apresenta integrantes da Força Estadual Integrada de Segurança Pública*

Foto: Nilson Figueiredo

Em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (15), o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, apresentou os integrantes que irão compor a Força Estadual Integrada de Segurança Pública do Maranhão. A unidade será a primeira força estadual integrada permanente do país e contará com 34 policiais militares, 5 policiais civis e 9 bombeiros militares.

O evento, realizado no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, contou com a participação do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Pedro Ribeiro; do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto; do delegado geral da Polícia Civil, André Gossain; do perito geral da Perícia de Natureza Criminal do Maranhão, Miguel Alves; do juiz de Direito da 4ª Vara da Comarca de Balsas, Douglas Lima; além de outras autoridades.  .



A Força Estadual contará com três coordenadores, sendo um da Polícia Militar, outro da Polícia Civil e outro do Corpo de Bombeiros, que serão responsáveis por articular e executas as ações e operações de forma integrada.

Em sua fala, o secretário Jefferson Portela destacou o pioneirismo da medida que deverá ser exemplo em todo o país. 

“A Força Estadual é uma unidade que veio para ficar e para ser exemplo em todo o país, não só por sua ação integrada envolvendo as forças de segurança, como também pelas ações de combate à criminalidade em todo o Maranhão. A unidade terá total autonomia para agir, sempre que for necessário, em qualquer um dos 217 município maranhenses buscando sempre uma resposta rápida e eficiente”, afirmou. 


O secretário falou ainda sobre a importância da integração dos órgãos participantes para o êxito da unidade. 

“Os senhores da polícia civil, militar e bombeiros são agora uma só unidade e agirão sempre como um só. Cada um vai atuar de acordo com as suas atribuições, mas terá sempre em mente que uma atividade complementa a outra e que essa integração é de suma importância para o sucesso da unidade”,finalizou. 

Durante a cerimônia foi inaugurada também a turma do curso de nivelamento, que será realizado com todos os integrantes da Força. 

O curso de nivelamento terá duração de dez dias e contará com instruções teóricas e práticas, que serão ministradas no Comando Geral da PM e no Batalhão de Operações Especiais (BOPE). No total serão realizadas 14 instruções entre tiro policial, investigação policial, preservação de local de crime, entre outras, todos elas ministrados por instrutores capacitados que compõem os órgãos de Segurança Pública do Maranhão.

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads