Governo inicia cirurgia bucomaxilofacial no Hospital Macrorregional de Santa Inês



Como resultado da ampliação dos serviços da rede estadual de saúde, o Governo do Estado está levando procedimentos cirúrgicos inéditos à região do Vale do Pindaré. No último fim de semana, o Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês, realizou as primeiras cirurgias bucomaxilofaciais. Os pacientes fizeram o atendimento inicial na Policlínica de Santa Inês e foram encaminhados para a realização da cirurgia no hospital.

O diretor geral do Hospital Tomás Martins, Ivan Rego, conta que a unidade de saúde se preparou para receber os pacientes e realizar atendimento de qualidade. “Como era um procedimento novo na nossa rotina, precisamos solicitar medicamentos e equipamentos para que pudéssemos oferecer conforto e segurança aos nossos pacientes”, disse. 

Uma das primeiras pacientes a ser submetida à cirurgia foi Erisvânia Conceição Mendes, natural do município de Olho d’Água das Cunhãs. Ela destacou a melhoria na qualidade de vida após o procedimento. “Quando escovava os dentes, minha boca sangrava. Agora, minha vida vai melhorar, pois não terei nada impedindo de me alimentar. Não podia mastigar que sentia dores”, contou. 

A paciente foi diagnosticada com tumor na região da cavidade bucal no quinto mês de gestação. A realização do procedimento cirúrgico só foi possível após o nascimento da filha. Ela conta que apresentava dificuldade na fala, não tinha boa deglutição e não se alimentava bem. De acordo com a equipe cirúrgica, o resultado de alguns exames define o tratamento que será seguido durante o acompanhamento desse tipo de patologia. 

Neste primeiro momento, além do procedimento em Erisvânia, foram realizados dois outros tipos de procedimentos cirúrgicos bucomaxilofaciais, sendo um para tratamento de luxação da articulação temporomandibular (ATM), que é um tipo de patologia que impede que o paciente, ao abrir a boca, consiga fechá-la. 

O outro procedimento cirúrgico foi decorrente de uma fratura de mandíbula ocasionada por um acidente de motocicleta. Com a cirurgia foi possível restabelecer todas as mobilidades funcionais ocasionadas pelo trauma, além de reparar danos estéticos. 

Serviço integrado 

Com a instalação da Policlínica de Santa Inês, moradores da região podem ter acesso a serviços ambulatoriais de forma mais rápida. Após a realização de consultas ambulatoriais e exames pré-operatórios, pacientes realizam os procedimentos cirúrgicos no Macrorregional. O acompanhamento do pós-operatório também é realizado na Policlínica de Santa Inês. 

A especialidade bucomaxilofacial contará ainda com procedimentos de traumas faciais, tratamento das infecções da face e boca, cirurgias bucais que não são possíveis serem feitas em ambiente ambulatorial pelas suas peculiaridades e tratamento das deformidades da face, bem como cirurgias articulares. 

“Com este novo serviço, buscamos, com o empenho de nossas equipes, prestar atendimento humanizado e poder, assim, resgatar sorrisos e contribuir para mais qualidade de vida dos maranhenses”, ressalta a diretora executiva do Insituto Acqua, Paula Assis. 

O Hospital Macrorregional Tomás Martins e a Policlínica de Santa Inês são gerenciados pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

 

 


Comentários