POLÍCIA CIVIL DO MARANHÃO REALIZA CURSO DE CONDUTORES DE CÃES DE DETECÇÃO DE SUBSTÂNCIAS


A Polícia Civil do Maranhão(PCMA) realizou, na manhã desta segunda-feira (15), a abertura do Curso de Condutores de Cães de Detecção de Substâncias, na Academia de Polícia Civil (Acadepol). O curso ocorre do dia 15 a 24.02.2021 e conta com participantes da Polícia Civil do Maranhão e Santa Catarina, Polícia Militar do Maranhão e Pará, Guardas Municipais de Marabá, e Castanhal/PA, de São José de Ribamar/MA, Polícias Penais do Maranhão e Tocantins.

O curso é voltado para policiais que trabalham ou irão trabalhar com cães e será ministrado em período integral (08 às 18h), com carga horária de 60h, na Academia de Polícia Civil (Acadepol), em São Luís/MA. Os três dias iniciais voltados para teoria e os demais combinam a teoria com exercícios práticos com os cães policiais. 



Conforme Diego Santos, investigador de polícia que é instrutor do curso e foi quem iniciou o trabalho com K9 na PCMA, o período do curso é suficiente para um bom treinamento e permitirá que os colegas saiam com as informações necessárias para atuar com os cães policiais. 

No Maranhão, o trabalho com cães policiais foi iniciado em 2017, quando foi adquirido o primeiro K9, no mês de janeiro, que passou a atuar na Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc).  Desde então, o investigador trabalha em parceria com o cão farejador Viny. Antes, Diego fez cursos, nos moldes desse que ocorre agora, nos estados de Minas Gerais e Santa Catarina, e já atuou como instrutor, em diversos cursos pelo país.

De acordo com o delegado Cristiano Moreira Fontenele Albuquerque, Diretor da Acadepol, “esse curso nasceu da provocação do investigador Fábio Castro, responsável pelos cursos de formação da Academia, que o desafiou a realizarem um curso nesse que seria o período de carnaval. O desafio foi aceito e, com o esforço de toda a equipe, está sendo iniciada mais essa jornada de formação dos nossos e de servidores de outras forças de segurança. O que é um ganho para a sociedade”, ressaltou o Diretor.

Participaram do evento o Delegado Geral Adjunto Operacional, Danilo Veras; os superintendentes da Senarc e SEIC, Breno Galdino e Ederson Martins, respectivamente; o Diretor da Acadepol, delegado Cristiano Moreira Fontenele Albuquerque.

Comentários