Secretário Jefferson Portela participa cerimônia de conclusão do Curso de Condutores de Cães e entrega de certificados ao participantes

Foto: Nilson Figueiredo

O Secretário de Segurança Pública (SSP), Jefferson Portela, participou na manhã desta quarta-feira (24), no auditório da SSP, da cerimônia de encerramento do Curso de Condutores de Cães de Detecção de Substâncias, realizado com 21 agentes de segurança pública de todo o país. 

O evento contou com a participação do delegado Geral da Polícia Civil, André Gosssain; do comandante Geral da Polícia Militar, coronel Pedro Ribeiro; do subcomandante Geral da Polícia Militar, coronel Markus; do secretário Municipal de Transporte Coletivo, Trânsito e Defesa Social (Semtrans), Wildson Santana, dentre outras autoridades. 

Foto: Nilson Figueiredo


O curso realizado na Academia de Polícia Civil (Acadepol) contou com a participação de policiais civis do Maranhão e Santa Catarina; policiais militares do Maranhão e Pará; guardas municipais de Marabá e Castanhal, no Pará, e de São José de Ribamar, no Maranhão, além de policiais penai do estado do Tocantins. 

O curso, que teve duração de 60 horas, foi realizado em tempo integral, e contou com a participação de agentes que trabalham ou irão trabalhar com cães farejadores, com o objetivo de capacitá-los para ampliar seus conhecimentos técnico e prático na atuação com os animais, que facilitarão a apreensão de armas, entorpecentes e em ações de salvamento. 



Durante o ato, o secretário Jefferson Portela ressaltou a importância do curso para capacitar os agentes no combate ao crime. “Nós tivemos o Curso de Condutores de Cães que vai auxiliar para que esses agentes, juntamente com os cães, localizem drogas e armas. Um serviço que é de fundamental importância para a fluidez das atividades dos agentes, já que proporciona uma economia de tempo nas revistas, fazendo com que mais abordagens sejam realizadas e com uma eficácia extremamente relevante”, afirmou. 

Ainda de acordo com o secretário, a SSP deve contar, nos próximos meses, com o incremento no uso de cães farejadores no Sistema de Segurança Pública do Maranhão. 



“Nós iremos contar nos próximos meses com o incremento de cães farejadores com o objetivo de estender esse serviço para os municípios do interior, considerando que o tráfico de drogas atua não só na capital, mas está também entranhado também em municípios do interior do estado. Então com essa formação já temos mais policiais capacitados para lidar com os animais, para que possamos assim ampliar a sua atuação no combatu ao crime”, finalizou. 

Durante a cerimônia, foi realizada também a entrega do certificado de conclusão do curso aos agentes de segurança.

Comentários