SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PARTICIPA DA AULA INAUGURAL DO CURSO DE ARMAMENTO E TIRO – CAT DOS GUARDAS MUNICIPAIS DE LAGO DA PEDRA/MA


Potencializando em ações em prol da segurança pública do Maranhão iniciou na tarde desta segunda-feira (22), o Curso de Armamento e Tiro – CAT para a Guarda Civil Municipal de Lago da Pedra/MA. O curso é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública e as prefeituras dos municípios com o objetivo de capacitar os Guardas Municipais para as atividades de atendimento e segurança pública.
 

As instruções serão realizadas no período de 22 de novembro a 17 de dezembro no auditório da Secretaria de Segurança Pública (SSP), e paralelamente na Academia de Polícia Civil (ACADEPOL). O curso contará com instruções teóricas e práticas. Entre as aulas que serão ministradas estão de embarque e desembarque de viaturas, Direitos Humanos, uso progressivo da força, e instrução de uso de armamento e tiro, para os municípios que atenderam aos requisitos legais. 

O Curso de Armamento e Tiro para a Guarda Civil Municipal de Lago da Pedra incide em capacitá-los ao rápido e eficaz manuseio das armas de fogo, em consonância com os princípios constitucionais da legalidade, necessidade, razoabilidade e proporcionalidade. 



Participou da solenidade, a Prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge Alves de Melo Ribeiro; A Secretária Municipal de Segurança Pública e Defesa Social e Cidadania de Lago da Pedra, Lakeline Vieira; O Diretor da Acadepol, Cristiano Moreira Fontinele Albuquerque, representando o Delegado Geral, Dr. Luís Gossain; Chefe da UDAI, Aurélio Araújo Queiroz; Chefe do Grupo de Resposta Tática e Coordenador Técnico do Curso de Armamento e Tiro; Senhor Walter Costa Reis, chefe de Departamento de Ensino do referido curso; Senhor Weber Henrique Nascimento Marques, Presidente do Sindicato dos Guardas Municipais do Estado do Maranhão. 

O Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela repassou aos presentes, que “Quero parabenizá-los pela iniciativa em participar do Curso de Armamento e Tiro – CAT para a Guarda Civil Municipal de Lago da Pedra. A Guarda Municipal hoje, é parceira da Segurança Pública, é a Segurança Pública, é Polícia Municipal. 



Quero dizer aos senhores e as senhoras aqui presentes, que é preciso que os senhores se vejam como missão, homens e mulheres de segurança pública. Defendam isso para abrir caminho para outros que irão suceder os senhores e as senhoras. Quero agradecer a iniciativa do Governador Flávio Dino e o apoio da Prefeita Maura Jorge, em dispor a Guarda Municipal de Lago da Pedra para participar deste curso. Hoje a formação dos Guardas Municipais no Maranhão é no geral um exemplo nacional para o Brasil. Parabéns aos senhores os quais estão aqui realizando o Curso de Armamento e Tiro – CAT”, considerou o Secretário de Segurança Pública. 

Presente na solenidade a Prefeita Maura Jorge, destacou, que “A união é um bom começo. Entendemos que este momento que estamos vivendo hoje, que segurança não se faz sozinho. Desejo que esta Guarda Municipal hoje, possa se multiplicar. Quero parabenizá-los, e creio que os senhores e as senhoras serão instrumentos de cidadania. Aqui hoje, estamos sendo práticos, tornando a segurança pública exemplo para o Brasil e para o Maranhão. Todos vocês estão sendo importantes dentro dessa conquista em realizar esse treinamento por meio do Curso Armamento e Tiro – CAT para a Guarda Civil Municipal de Lago da Pedra” salientou a Prefeita de Lago da Pedra/MA. 

Presente ainda, o Cel. Pedro Ribeiro, Comandante da Polícia Militar do Maranhão, agradeceu o empenho do Secretário de Segurança, Jefferson Portela, em defender a participação dos Guardas Municipal em prol da segurança pública nos municípios maranhenses. Ele destacou ainda, “Que esse projeto pelo fortalecimento das Guardas Municipais nos municípios maranhenses é muito importante para todos. É um projeto que visa o fortalecimento da segurança pública aos municípios maranhenses”, pontuou o comandante da PM.


Comentários