DISQUE DENÚNCIA EM DEFESA DO CIDADÃO, CONTRA O CRIME ( DISQUE DENÚNCIA: 181 E O WHATS APP: (98) 99224-8660)


Como sendo uma arma de defesa ao cidadão, contra ações de violência ao cidadão de bem, o Disque Denúncia é hoje uma realidade em nosso meio. Sendo assim, com o aumento da conscientização da população em relação a sua importância na participação em questões sociais, o que engloba a segurança pública, mas também está relacionado à expansão dos meios de comunicação instantânea (WhatApp, Facebook Messenger, Telegram e similares) e a popularidade das redes sociais tem ajudado na divulgação do disque-denúncia em todo Estado, facilitando assim, a interação do cidadão com os órgãos policiais. 

O cidadão que desejar enviar uma denúncia para o Disque-Denúncia, podem fazer por ligação telefônica, WhatsApp, e-mail, ou por meio de formulário disponível no site do disque-denúncia. Não precisa se identificar. O sigilo é absoluto. Toda ocorrência recebida será cadastrada na central de atendimento onde é gerado um número de protocolo, que serve para o denunciante acompanhar o andamento da denúncia ou até mesmo inserir novas informações. 

Maneiras de denunciar ações de crimes 

Imagine a seguinte situação: Você descobre que há um criminoso nas proximidades de sua residência, de alta periculosidade, foragido da justiça. Você decide denunciar a localização do criminoso, mas será que faria isso se tivesse que se identificar? É nesse momento que surge a delação anônima, uma eficiente ferramenta a serviço da sociedade. Importância que se evidência na criação e implementação, cada vez maior, na finalidade do Disque Denúncias do Maranhão. 

Sendo assim, a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão implantou o serviço do Disque Denúncia especializado em auxiliar o combate aos crimes contra a segurança pública e contra todas as esferas do meio social. O setor trabalha recebendo as informações que são analisadas e encaminhadas aos órgãos competentes direcionados a cada situação especifica. 

Os relatos que chegam pelo serviço 190 do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) e no Disque Denúncia estão sendo fundamentais na execução de prisões de criminosos, apreensões de drogas, armas, na elucidação de crimes, a exemplo homicídios, latrocínios e estupros. 

Ações de crimes que devem ser denunciados: Maus tratos; barulho; localização de foragidos; roubo e furto; violência contra o idoso; homicídio consumado; maus tratos contra animais; estelionato, pessoas desaparecidas e outros crimes. 

Caso precise denunciar ações de crimes, disponibilizamos os contatos do Disque Denúncia: 

181 / São Luís

(98) 3223-5800 | São Luís

(98) 0300 31 35 800 | Interior

(98) 99224-8660 | WhatsApp

Comentários