Em ação contra Covid-19, mais de 100 servidores da Câmara foram testados


Desse total, apenas 8 profissionais apresentaram resultado positivo para a doença e foram afastados para cumprir isolamento

Com o objetivo de proteger seus profissionais, a Câmara Municipal de São Luís, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou, nesta segunda-feira (10/01), mais um dia de testagens para a detecção do novo coronavírus (SARS-CoV-2). 

A ação, iniciada na manhã da ultima sexta-feira (7), foi realizada devido ao indicativo de novas variantes do Covid-19 e tem como público-alvo os servidores da Casa Legislativa. O procedimento engloba tanto profissionais quanto vereadores. 

De acordo com levantamento realizado junto ao Departamento de Saúde do Legislativo, até o fechamento desta matéria, já haviam sido realizados mais de 100 exames nos dois dias de testagens, sendo que 8 tiveram resultado positivo para a Covid-19 e foram afastados para cumprir isolamento. 

A assistente social Marluce Teixeira, uma das coordenadoras da ação na Casa, destaca a importância dos servidores e vereadores terem livre acesso à testagem. Ela destacou que o teste rápido de antígeno com swab nasal é mais confortável e fornece resultados precisos em até 15 minutos. 



“A pior coisa é não saber o que está acontecendo. Às vezes, a pessoa apresenta sintomas gripais e fica em dúvida se pode ser Covid. Por isso, é muito importante que ela saiba onde se socorrer e buscar atendimento. O teste rápido de antígeno com swab nasal é mais confortável e fornece resultados precisos em até 15 minutos. Em caso positivo, poderá tomar as providências necessárias e proteger a família”, frisou. 

O Gestor de Qualidade da Câmara, Bruno Lima, ressalta a importância do cuidado com os servidores e vereadores nesta ação de combate ao coronavírus, porque trabalham no atendimento direto com um público que pode ou não estar com suspeitas da Covid-19. 

“É de grande importância ofertar condições para que o trabalhador exerça suas funções com segurança. Precisamos proteger esses profissionais e reconhecer o esforço do presidente da Casa, Osmar Filho, na superação dessa pandemia”, destacou.



Importância do teste – Segundo a assistente social Anna Karolyne Rocha, que integra o Departamento de Saúde da Câmara, os testes de detecção do coronavírus têm uma grande 

importância, pois podem salvar vidas. 

“Essa ação serve para se ter uma ideia, da estimativa de qual é a proporção que já teve contato com o vírus. Quando o teste é realizado em massa, conseguimos isolar os infectados, podendo, inclusive, salvar muitas vidas”, afirmou. 

Evitar o vírus – Na opinião da servidora Maria Cosethy Barbosa, chefe do Departamento de Deliberação da Casa, a realização de testagem em massa pode ajudar a evitar que funcionários e parlamentares assintomáticos continuem fazendo o vírus circular dentro ou fora da Câmara. 

“Nós estamos em um local onde o confinamento existe, mas também tem um grande fluxo de pessoas que nos visitam, então não tem jeito de ser diferente. Com essa ação, podemos diagnosticar os funcionários e parlamentares assintomáticos e impedir que eles continuem fazendo o vírus circular dentro ou fora da Câmara”, finalizou. 

Casos de Covid-19 – Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Maranhão já registrou 372.010 casos confirmados de Covid e totalizou 10.397 óbitos. 

O último boletim apontou que foram registrados 84 casos e uma morte nas últimas 24 horas. Dos novos casos registrados, 16 foram na Grande Ilha de São Luís, 31 em Imperatriz e 36 nas demais regiões do estado. 

Recuperados e testes 

Até o momento, 358.970 pacientes já se recuperaram da Covid-19. Ao todo, a Secretaria de Saúde diz que já foram realizados 938.160 testes (rede privada + pública) para a Covid-19, sendo que 642.779 casos foram descartados. O número de casos suspeitos atuais é de 1.196. 

Testes realizados 

Sexta-feira (07/01) 

Total: 80 

Negativo: 75 

Positivo: 5 

Segunda-feira (10/01) 

Total: 30* 

Negativo: 27 

Positivo: 3 

*Total dos dados obtidos até o fechamento desta matéria: 110 testes, sendo 102 negativos e apenas 08 positivos.

Comentários