DADOS DA SEGURANÇA PÚBLICA, APONTAM REDUÇÃO NOS NÚMEROS DE MORTES VIOLENTAS NA GRANDE ILHA


As ocorrências de mortes violentas na Região Metropolitana de São Luís reduziram 27%, no mês de janeiro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo relatório da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), somaram 37 casos destes em janeiro de 2021, contra 27, no mesmo mês deste ano.
 

Os casos de mortes violentas incluem os homicídios, as lesões corporais com morte e os latrocínios (roubo seguido de morte), classificados como Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs). Neste conjunto, houve redução expressiva dos homicídios no período. Dos 34 registros de 2021, caíram para 25, em janeiro deste ano, representando uma queda de 26%. 

A redução destes casos de mortes violentas se reflete nas ações do sistema de segurança pública para prevenir e conter a criminalidade. Esta queda impacta também na redução de um conjunto de crimes, a exemplo dos roubos e tráfico de drogas, explica o delegado geral adjunto operacional da Polícia Civil, Danilo Vera Rodrigues. “É justamente onde o planejamento operacional do policiamento foca, no combate e controle a esses casos, que são considerados o maior obstáculo para contenção da violência”, pontua. 

A diminuição deste tipo de ocorrência tem sido gradativa e se apresenta desde 2015, com a criação de organismos especializados para estas investigações e a aquisição de aparato em equipamento, além de medidas de capacitação e valorização dos policiais. Entre as importantes estruturas criadas pela gestão estadual, está a Superintendências de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), órgão da Polícia Civil, que se ocupa da apuração dos casos de mortes violentas e possui equipe treinada. 

“Com a especialização e aprimoramento das investigações, todas as ocorrências deste grupo crimes são investigados e os inquéritos instaurados”, destacou o delegado Danilo Veras. Ainda segundo ele, estes crimes têm reduzido a partir do combate às organizações criminosas. O trabalho integrado das polícias Civil e Militar, e o compartilhamento de informações, são outros contribuintes para êxito das operações e consequente redução dos números.


Comentários