CORONEL EMERSON BEZERRA É O NOVO COMANDANTE GERAL DA PMMA


O governador Carlos Brandão deu posse na noite desta quinta-feira (7), ao novo comandante geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Emerson Bezerra da Silva. A solenidade, presidida pelo governador, contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o secretário de Segurança Pública, coronel Silvio Leite, além de autoridades políticas, secretários de governo, do poder Judiciário, das forças armadas, lideranças comunitárias, de oficiais e praças da PMMA. O coronel Emerson Bezerra assume o cargo em substituição ao coronel Pedro de Jesus Ribeiro dos Reis, que estava à frente da Corporação desde fevereiro de 2020. O evento marcou também a posse do coronel Aritanã Lisboa do Rosário, como subcomandante geral da Corporação. 

O governador do Estado, Carlos Brandão, parabenizou o comandante e o subcomandante da PMMA que assumiram os cargos na solenidade e falou sobre os investimentos realizados desde 2015 na Segurança Pública do Maranhão, com a convocação de novos policiais militares para combater a criminalidade e com isso o aumento do efetivo, além da valorização profissional com o aumento no número de policiais promovidos. Carlos Brandão afirmou também que em sua gestão irá aumentar os investimentos no sistema de segurança e ressaltou a aquisição e novas viaturas, novos armamentos, motocicletas e a convocação de novos Policiais Militares “Foram mais de mil novas viaturas adquiridas, quase seis mil novos policiais nomeados, milhares de militares promovidos, o que representa uma nova era vivida pelo Maranhão”, disse o governador. Ele finalizou sua fala agradecendo o ex-comandante da PM, coronel Pedro Ribeiro e desejou sucesso ao comandante geral, coronel Emerson Bezerra e ao subcomandante geral, coronel Aritanã Lisboa.

O Secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Silvio Carlos Leite Mesquita, destacou a importância de trabalhar lado a lado com a comunidade, estreitando ainda mais os laços entre a população maranhense e a segurança do estado para combater à criminalidade. O secretário elogiou o coronel Pedro Ribeiro pelo seu trabalho frente a pasta e disse que ele tem uma trajetória brilhante na corporação e encerra a sua carreira de forma fantástica. Ao comandante que assume , o secretário ressaltou suas qualidades como possuidor de muito conhecimento, além de conduta ilibada e respeito que detém perante seus pares, subordinados e superiores. 

O coronel Pedro Ribeiro , durante sua fala de despedida destacou os resultados obtidos durante sua gestão à frente do comando da Instituição. “É com sentimento de dever cumprido que hoje passo o comando da PM. Durante esses 2 anos trabalhei incansavelmente pela segurança do nosso Estado, onde conseguimos reduzir significativamente os índices de criminalidade”, disse. O oficial ainda elencou suas principais ações como o trabalho desenvolvido durante a pandemia. Ele finalizou sua fala agradecendo o apoio durante sua gestão e desejou sucesso ao novo comandante.

O comandante Geral da PMMA, coronel Emerson Bezerra, enfatizou em sua fala a importância da implementação de políticas de valorização profissional e de humanização do Policial Militar, na busca por melhores condições de trabalho por meio da informatização, adequados às necessidades e realidades, de forma a aperfeiçoar a estrutura institucional e promover o aprimoramento do policial, qualificando-o profissionalmente.

“O primeiro compromisso que assumo, sem dúvida, é de manter sólida e respeitada a imagem institucional da nossa Polícia Militar, e contribuir para a edificação de um trabalho corporativo de excelência em prol da coletividade.” Ao final da sua fala o comandante agradeceu a confiança do governo do Estado em seu trabalho. 

Perfil do comandante 

O coronel Emerson Bezerra da Silva, é natural de em São Luís (MA), ingressou na PM no de 1994, por meio do Curso de Formação de Oficiais (CFO), tem uma trajetória militar voltada para a operacionalidade e gestão. O oficial é Bacharel em Segurança Pública, Ciências Econômicas e Direto. Atualmente, conta com 28 anos de serviços na Polícia Militar tendo vários cursos acumulados ao longo da carreira. Já comandou várias unidades da capital e no interior. Antes de ser nomeado para assumir o posto máximo dentro da corporação, coronel Emerson estava desempenhando a função de Diretor de Ensino da Corporação. 

Mais sobre a PMMA 

Ao longo dos seus 185 anos, a PMMA, como cumpridora de suas missões constitucionais, tem se consolidado como um dos sustentáculos do Estado Democrático de Direito, inspirada no mais absoluto respeito à vida, a integridade física e a dignidade da pessoa humana.

No âmbito de suas missões, desenvolve a filosofia do policiamento comunitário em permanente integração com a sociedade, visando à preservação da ordem pública promovendo a proteção e o auxílio ao cidadão, à comunidade e ao patrimônio. 

A Polícia Militar do Maranhão está presente nos 217 municípios maranhenses, com quatro grandes Comandos de Policiamento de Área Metropolitana, dois Comando de Policiamento Especializado e um Comando de Segurança Comunitária, localizados na capital, e no interior do Estado, oito grandes Comandos de Policiamento de Área, distribuídos entre Batalhões, Companhias Independentes e Destacamentos Policiais, executando as mais diversas modalidades de policiamento (motorizado, montado, de mananciais, aéreo, e a pé). 

Possui, também, em seus quadros administrativos as Diretorias e Seções, que dão o suporte na logística e no assessoramento para a atividade fim e o processo decisório.

Comentários