Dados históricos mostram Ilha de São Luís com menor taxa de homicídios dolosos e CVLI dos últimos 10 anos


A região metropolitana de São Luís registrou, neste mês de abril de 2023, a menor taxa de homicídios dolosos e Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) dos últimos 10 anos. Os dados históricos, divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), mostram, ainda, redução dos crimes se comparados ao ano de 2022.
 



Para a SSP, o novo balanço de dados confirma o desempenho positivo do Governo do Maranhão na luta contra a criminalidade. Em relação aos homicídios dolosos, a queda foi de 88% em abril deste ano, com oito crimes cometidos, em comparação com os 69 registrados no mesmo período em 2014.

O levantamento positivo da Segurança Pública também se estende ao combate aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI ), com redução em 87%. Em abril de 2023, foram registradas 10 ocorrências, enquanto há 10 anos, em abril de 2014, houve 75 delitos como este. O indicador de CVLIs engloba três tipos de crimes que envolvem violência e morte intencional, sendo os homicídios dolosos, as lesões corporais e os roubos seguidos de morte. 



O governador Carlos Brandão comemorou a diminuição da violência e do medo da população na ilha de São Luís, medida que, conforme avaliou, deve trazer impactos positivos também a setores como a economia e o turismo, além da qualidade de vida das pessoas em geral. “Mais avanços na segurança do nosso estado. É o menor número de homicídios da Grande Ilha, considerando todos os meses de abril dos últimos 10 anos. O trabalho continua. Vamos em frente!”, comemorou Carlos Brandão.

Os investimentos em ações de prevenção e combate à criminalidade já podem ser notados, inclusive, durante o período de um ano. A taxa de homicídios dolosos caiu em 70% – em abril de 2023 foram registrados oito casos, em comparação às 27 ocorrências de abril de 2022. 

Quanto aos CVLIs, a redução foi de 67% – houve 10 casos em abril de 2023, comparados às 30 ocorrências registradas no mesmo período de 2022. 

O secretário da Segurança, Maurício Martins, observou que, por mais que os dados sejam muito positivos, a SSP seguirá trabalhando incansavelmente na garantia da segurança da população, da ordem pública e na redução ainda maior dos índices de criminalidade na região. 

“A Segurança Pública tem avançado muito nos últimos anos. O governo tem investido maciçamente e isso tem se comprovado por meio dos dados, houve uma redução significativa da criminalidade. O governador Brandão nos orienta a trabalhar mais fortemente para reduzir, ainda mais, esses números de violência. O Sistema de Segurança Pública, por meio das polícias Civil e Militar, e Sistema de Inteligência, não para em momento algum. A ordem do governador é de combater sem tréguas a criminalidade”, disse Martins.

Comentários