Ato democrático: Mais de 9 mil luminenses votam nas eleições para conselheiro tutelar em Paço do Lumiar


Mesmo não sendo obrigatório, a participação nas eleições para escolher novos conselheiros tutelares tem crescido em Paço do Lumiar. Neste último pleito, mais de 9 mil eleitores compareceram às urnas, demonstrando o valor atribuído a essa escolha. A rápida apuração das 26 urnas recolhidas nas escolas da rede municipal de ensino mostrou que 8.934 votos foram válidos, com apenas 65 nulos e 08 brancos.

A disputa revelou uma eleição acirrada, com casos notáveis, como o empate entre o 8º e 9º colocados, ambos eleitos com 407 votos. Entre os primeiros colocados, a diferença foi de apenas 103 votos.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Paço do Lumiar estimou que esta eleição superou as expectativas, possivelmente ultrapassando a participação anterior.

O presidente do CMDCA, conselheiro Nixon Nunes, destacou a tranquilidade do processo eleitoral, com poucos problemas técnicos ou jurídicos. Apenas três eleitores foram considerados inaptos devido a pendências com a justiça eleitoral.

Após a escolha, os eleitos passarão por capacitação e tomarão posse no dia 10 de janeiro de 2024. A prefeitura de Paço do Lumiar, sob a gestão da prefeita Paula Azevedo (PCdoB),

 parabenizou os eleitos e se colocou à disposição para apoiar as ações do Conselho Tutelar na proteção dos direitos das crianças e adolescentes luminenses. “Este é um ato de democracia que traz segurança para nossas crianças e adolescentes”, destacou a prefeita.

Comentários