Brandão vistoria obra do novo Terminal de Passageiros da Baixada Maranhense


O governador Carlos Brandão realizou, nesta semana, vistoria técnica à obra do novo Terminal de Passageiros da Baixada Maranhense, localizado no Anel Viário, em São Luís (MA). Os serviços do novo espaço, com investimento em torno de R$ 9 milhões, estão sendo realizados pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) e pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra).



Construído em uma área total de 6.386 m², o espaço foi projetado para transformar a mobilidade da região, conectando São Luís a diversos municípios vizinhos com conforto, segurança e acessibilidade.



“Essa é uma demanda antiga da população da Baixada. As vans de transporte intermunicipal não tinham, em São Luís, um ponto operacional para embarque e desembarque de passageiros em direção aos municípios do interior, especialmente para a Baixada. 

A gente entendeu a necessidade de construir esse terminal, por isso estamos fazendo um local com conforto, segurança e praça de alimentação, para servir melhor a Baixada maranhense”, destacou o governador.

Atualmente, o percentual executado da obra é de 70%. O projeto inclui 16 baias para embarque e desembarque de vans, além de quatro baias dedicadas a ônibus e estacionamento para automóveis particulares que realizam pequenas viagens.

“Essa obra se trata de uma promessa que o governador Brandão fez ano passado e já estamos na fase final. É uma obra belíssima que, de forma definitiva, vai dar um local adequado e justo para as pessoas que utilizam o transporte e aos donos de transportes também”, afirmou o secretário de Estado de Infraestrutura, Aparício Bandeira.

Além disso, o terminal possui oito guichês de venda de passagens, cobertura com estrutura metálica e telha termo-acústica, faixas de pedestres elevadas e bancos em concreto natural, 24 bancas para comerciantes, banheiros, iluminação e paisagismo.

Entre os serviços em execução estão a conclusão da cobertura, ⁠revestimento cerâmico nos boxes e banheiros, ⁠execução de piso intertravado, ⁠execução de instalações hidrossanitárias e ⁠instalações elétricas.

A estrutura contará com aproximadamente 2.500 m² de área construída e 3.210 m² de área pavimentada, oferecendo uma infraestrutura moderna para usuários, operadores, empreendedores e turistas.

“Essa obra é uma grande iniciativa, única em todo o Brasil e idealizada pelo governador Carlos Brandão. É previsto passar mais de dois milhões de pessoas periodicamente. Essa estrutura foi pensada para atender às necessidades do público que utiliza as vans e também dos empresários donos das vans”, destacou o Presidente da MOB, Adriano Sarney.

A previsão de entrega do Terminal da Baixada é para o segundo semestre deste ano.

Comentários