No dia 22/05, como parte do reforço das atividades do curso de Gestão Ambiental da faculdade, o presidente da Ong Liberta ambietalista Marco Aurélio, visitou algumas cooperativas e empresas que atuam com reciclagem.
Essa iniciativa teve como objetivo aprofundar o conhecimento prático sobre os mecanismos de fortalecimento da cadeia produtiva da reciclagem, com destaque para o Crédito de Reciclagem (ou Crédito de Logística Reversa) e a Lei de Incentivo à Reciclagem (LIR).
Ambos os instrumentos têm como finalidade promover a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos, valorizar o trabalho dos catadores e fomentar a economia circular.
O Crédito de Reciclagem permite que empresas que precisam cumprir metas de logística reversa possam comprovar esse cumprimento por meio da aquisição de créditos gerados por operadores e cooperativas que realizam efetivamente a reciclagem dos resíduos. Já a LIR, instituída pela Lei nº 14.260/2021, cria um ambiente favorável para investimentos em projetos que estimulem a reciclagem, por meio de incentivos fiscais e fomento a iniciativas de inclusão socioeconômica.
A visita proporcionou um panorama mais realista dos desafios enfrentados por quem está na ponta do processo, desde a coleta até a comercialização dos recicláveis, e reforçou a importância de políticas públicas consistentes, da valorização dos catadores e da educação ambiental para ampliar o alcance e a efetividade dessas políticas
Comentários