O Tribunal de Justiça do Maranhão realizou nesta sexta-feira (23/5), no Colégio Militar Tiradentes I (Vila Palmeira), mais uma palestra do Projeto “Diálogos com a Justiça” que tem como objetivo aproximar o Judiciário com a sociedade, informando por meio de linguagem simples e acessível sobre as políticas judiciárias desenvolvidas, serviços disponibilizados e composição dos seus membros à comunidade em geral.
Participaram da palestra mais de 100 alunos do 8º e 9º do ensino fundamental anos finais; e as gestoras pedagógicas adjuntas, Fernanda Teresa Calvet e Nubia Gomes.
O desembargador Tyrone Silva disse que a iniciativa é uma interação do Poder Judiciário com os estudantes. “Além do ensino pedagógico, tem o ensino social e humanista, então essa interação com a participação da Justiça com os alunos é importante para eles e para a sociedade como um todo, uma vez que vai refletir na sociedade”, comentou.
“O mais importante hoje nessa palestra, foi a atenção, o cuidado de todos os alunos, que foram receptivos, interessados, participativos; o comportamento, a disciplina, e como estão satisfeitos na escola, o que me deixou muito feliz e eu agradeço muito ao desembargador Froz Sobrinho por permitir essa essa vivência com eles”, frisou o membro do comitê de atenção à pessoa idosa, desembargador aposentado Bernardo Rodrigues.
A gestora pedagógica geral, Yêda Sá Malta, disse que a palestra foi de extrema valia, porque aproxima o Judiciário da sociedade, principalmente da sociedade em formação, como são os alunos da escola. “Aqui no Colégio Militar trabalhamos com as considerações a respeito de todas as legislações, tanto buscando respeitar as legislações quanto conhecer. O fato de o Tribunal de Justiça está adentrando os espaços escolares faz com que esse olhar de distância fique finalizado, porque todos precisamos vivenciar a Justiça”, finalizou.
A aluna do 9º ano, Esther Cotte Rodrigues, falou que a palestra é importante, principalmente para conhecer mais sobre as leis e a Justiça do nosso país. “É uma iniciativa boa do colégio e dos desembargadores se proporem pra explicar isso pra gente”, disse.
Já o gestor geral do Colégio Tiradentes I, tenente-coronel Jorge Ricardo Alves Bezerra, abordou a importância de mostrar o papel do Poder Judiciário para os alunos, contribuindo ainda mais com o crescimento acadêmico e futuramente profissional. “Que eles possam realmente saber qual é o papel dos nossos juízes, dos nossos desembargadores, como é que atuam em determinadas situações e com que se tornem cidadãos mais conscientes e, futuramente, possam desenvolver um maior papel na sociedade”, explicou.
Comentários