RODA DE CONVERSA - AGRICULTURA FAMILIAR NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS


O Presidente da Ong Libertas o ambientalista Marcos Aurelio, participou ontem, 23/05, de uma roda de conversa na Unidade de Ensino Rio Grande do Norte, localizada no Conjunto Radional, em São Luís, a convite do professor Raimundo Barata. 



O encontro foi mediado por Marcelo Barbosa, engenheiro agrônomo e assessor especial da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), com o tema: “A importância da Agricultura Familiar na produção de alimentos saudáveis”.



Durante a atividade, dialogamos sobre os desafios e as potencialidades da agricultura familiar como base da segurança e soberania alimentar.



Destacamos a necessidade de fortalecer políticas públicas de apoio aos pequenos produtores e aproximar a produção do consumo consciente nas escolas, feiras e comunidades.

Na oportunidade, também apresentamos o espaço da escola onde será implantado o projeto CompostaTerapia da ONG Libertas, uma iniciativa de educação ambiental que propõe a coleta, segregação e destinação adequada dos resíduos orgânicos da cantina (borra de café, casca de ovo, frutas e verduras),  oriundos da merenda escolar, que serão transformados em adubo líquido e terra vegetal.

Esses insumos serão utilizados na horta escolar pedagógica, promovendo o ciclo completo da compostagem e fechando o ciclo do alimento, do prato à terra.

A ação visa não só a redução dos resíduos, mas também a promoção da saúde, da sustentabilidade e do protagonismo estudantil, com rodas de conversa, oficinas, audiovisual e práticas terapêuticas com o solo.

Tenho um carinho muito especial por essa escola, pois desenvolvo, há muitos anos, um trabalho voluntário nela. 

Hoje, sou um dos alunos da velha guarda ainda em atividade no Centro de Ensino Estado do Rio Grande do Norte. 

É uma alegria poder retribuir à escola tudo o que ela representou e representa na minha formação, contribuindo com ações que fortalecem a educação ambiental, a cidadania e o sentimento de pertencimento da comunidade escolar.

Seguimos firmes na construção de comunidades mais conscientes, saudáveis e sustentáveis!

Comentários