O foco tem sido a excelência técnica, tanto nas atuações em campo quanto nas cabines do árbitro de vídeo (VAR), e os resultados já começam a se refletir em reconhecimento nacional.
Neste ano, o Campeonato Maranhense foi o único torneio estadual do Nordeste a utilizar o sistema de árbitro de vídeo operado integralmente por árbitros locais. Um feito inédito, que demonstra o pioneirismo e o compromisso da CEAF e da FMF com a modernização e profissionalização do quadro de arbitragem.
Como reflexo direto dessa política séria e estruturada, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) escalou, nesta semana, profissionais para atuar em todas as divisões do Campeonato Brasileiro, além da Copa do Nordeste.
A presença maranhense nas competições começou já na terça-feira(08), com o jogo da Copa do Nordeste entre Vitória-BA e Confiança-SE. A equipe de arbitragem contou com Paulo José Souza Mourão como árbitro central, acompanhado de Elson Araújo da Silva e Rafael Costa Pinheiro como assistentes.
No sábado(12) dois jogos terão arbitragem com representantes do Maranhão. Pela Série D, na partida entre Sampaio Corrêa e Tocantinópolis-TO, irão atuar Ranilton Oliveira de Sousa como quarto árbitro e Jorge Luís Viana da Silva como analista de campo.
No mesmo dia, pelo Campeonato Maranhense, na partida entre Imperatriz e Maranhão, o quarto árbitro será Mayron Frederico dos Reis Novaes e o analista de campo, Marcelo Bispo Nunes Filho.
No domingo(13), a atuação maranhense se intensifica em três frentes. Pela Série A, no confronto entre Corinthians-SP e Red Bull Bragantino-SP, foram escalados os maranhenses Antônio Adriano Oliveira como AVAR e Adriano Barros Carneiro como AVAR 2. Pela Série C, na partida entre Figueirense-SC e Náutico-PE, Wallas Martins Lopes será o árbitro principal, com assistência de Elson Araújo da Silva e Edna Cristina Santos Ferreira.
Ainda no domingo, pela Série D, no jogo entre Horizonte-CE e Ferroviário-CE, o comando será de José Henrique de Azevedo Júnior, com os assistentes Yure Alves Soares e Jhon Gleyson Viegas Sousa.
Encerrando a sequência de compromissos, na segunda-feira(14), pela Série B, o maranhense Silvio Eduardo Silva e Silva será o assessor da CBF na partida entre Botafogo-SP e Volta Redonda-RJ.
Para o presidente da FMF, Antônio Américo, trata-se de um momento histórico para o futebol maranhense. “A arbitragem do Maranhão vive um dos seus melhores momentos. Esse reconhecimento da CBF mostra que estamos no caminho certo. Temos investido com seriedade na formação, na estrutura e na valorização desses profissionais. O Maranhão hoje é referência”, afirmou.
O presidente da CEAF, Marcelo Filho, também celebrou os resultados. “Nossos árbitros estão cada vez mais preparados, e isso é fruto de muito treino, dedicação e qualificação. O apoio da FMF tem sido fundamental para mantermos uma política de formação contínua, tanto em campo quanto no VAR. Essa escalada nacional é motivo de orgulho para todos nós”, concluiu.
Siga nossa Página no Instagram
https://www.instagram.com/blogjbnewsma?igsh=MTZidmhmY215Mms3YQ==
Comentários