Co-vereador Jhonatan Soares destaca importância da cultura popular e pede solução para desabastecimento de água na Cidade Olímpica
Na sessão ordinária desta quarta-feira (2), o co-vereador Jhonatan Soares, do Coletivo Nós (PT), trouxe à tribuna três pontos de debate em seu discurso: a valorização da cultura popular maranhense, a crise de abastecimento de água na Cidade Olímpica e a mobilização para a eleição interna do Partido dos Trabalhadores (PT).
Ao iniciar sua fala, o parlamentar destacou sua presença na tradicional Festa de São Marçal, realizada no bairro João Paulo, a convite do vereador Antônio Garcez. “Quero parabenizar o vereador pela sensibilidade, um propulsionador da cultura popular. Essa festa mostra algo que todos os gestores e quem faz política pública deveria entender: o São João do Maranhão é uma festa de preto. É uma festa popular”, afirmou.
Jhonatan também chamou atenção para a expressiva participação popular nas celebrações do período junino, especialmente nas ruas da Madre Deus e na Capela de São Pedro, no último dia 28. “Tinha mais gente nas ruas do que em qualquer show de cantor que vem de fora. O nosso povo gosta de cultura popular. Todos os amantes dessa cultura precisam reconhecer isso”, completou.
Na sequência, o co-vereador denunciou a situação crítica vivida por moradores da Cidade Olímpica, que enfrentam problemas sérios no abastecimento de água. Segundo ele, dos nove poços que atendem a comunidade, pelo menos dois estão sem funcionar, deixando centenas de famílias desabastecidas há mais de uma semana.
Ele explicou que esses poços foram construídos há anos pela própria comunidade e que a conta de energia que os mantém em funcionamento vinha sendo, até então, custeada pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), em parceria com a associação de moradores. No entanto, a companhia alegou, segundo Jhonatan, não ter mais condições de arcar sozinha com os custos, já que os moradores não pagam tarifa de água.
“A Cidade Olímpica é uma das maiores favelas do país, são mais de 10 mil domicílios, segundo o IBGE. Precisamos de cuidado e de políticas públicas que atendam as necessidades básicas da nossa população. Faço um apelo ao presidente da Caema, ao governador Carlos Brandão e a toda a comunidade para buscarmos uma solução. Uma das saídas pode ser a implantação de uma tarifa social, vinculada ao CadÚnico, sem necessidade de hidrometração”, propôs.
Por fim, Jhonatan reforçou a importância da eleição interna do PT, que ocorre no próximo domingo (6), em todo o Brasil. No Maranhão, mais de 190 diretórios municipais estarão envolvidos no processo. Em São Luís, os locais de votação serão nos bairros Anjo da Guarda, Cohab, Vila Palmeira e Centro.
Ele também destacou a candidatura da co-vereadora Raimunda Oliveira à presidência do diretório municipal. “A gente acredita muito na eleição da companheira Raimunda, para fazer a diferença no nosso partido. Que possamos seguir avançando e construir um PT do tamanho da nossa história aqui no Maranhão”, concluiu.
Comentários