Por meio de uma política contínua de investimentos, liderada pelo presidente Antônio Américo, a entidade tem ampliado as ações de capacitação, o que já resulta em visibilidade e reconhecimento nacional para os profissionais maranhenses da área.
Com destaque crescente nas Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro, maranhenses têm sido convocados com frequência para atuar em jogos oficiais, tanto como árbitros principais quanto como assistentes e integrantes da equipe de vídeo (VAR).
Essa ascensão é reflexo direto do trabalho técnico promovido pela Comissão Estadual de Arbitragem (Ceaf-MA), sob a coordenação de Marcelo Filho, que tem descentralizado as ações de formação e fortalecido a arbitragem em todas as regiões do estado.
Após a exitosa capacitação realizada em Miranda do Norte, a FMF já confirmou nova etapa do curso técnico e prático nos dias 22, 23 e 24 de agosto, desta vez em Presidente Médici, em parceria com a Liga Esportiva local.
O objetivo é seguir aproximando a Ceaf dos municípios, descobrindo talentos e garantindo que a arbitragem maranhense continue evoluindo com base na técnica, ética e padronização das regras do jogo.
Para Marcelo Filho, presidente da Ceaf-MA, o trabalho no interior tem sido fundamental para fortalecer a base. “Estamos construindo uma nova geração de árbitros com qualidade técnica e consciência de sua responsabilidade em campo.
O reconhecimento nacional que temos alcançado é fruto desse esforço coletivo, e vamos seguir avançando com ações como essa em Presidente Médici”, afirmou.
Francisco Matos Damaceno, presidente da Liga de Presidente Médici, celebrou a iniciativa. “É uma honra receber esse curso em nossa cidade.
Esse tipo de ação representa uma oportunidade única para capacitar nossos jovens e fortalecer o futebol local.
A parceria com a FMF mostra que estamos no caminho certo e que o interior também tem vez e voz no desenvolvimento do esporte maranhense”, pontuou.
Já para o presidente Antonio Américo esse investimento na base da arbitragem é essencial para garantir qualidade e credibilidade nas competições.
“Os resultados estão aí, com nossos profissionais em campo nos principais”, completou o presidente.
Comentários