FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO: CEAF entrega uniformes e reforça qualificação da arbitragem maranhense


A Comissão de Arbitragem de Futebol do Estado do Maranhão (CEAF), vinculada à Federação Maranhense de Futebol (FMF), realizou no auditório da entidade, a entrega dos uniformes aos alunos do Curso de Formação de Arbitragem de Futebol. 

O curso, que começou em março e termina em novembro, terá duração de seis meses e está estruturado em três módulos formativos. 


O primeiro aborda as Regras de jogo, o segundo contempla conteúdos como legislação desportiva, regulamentos, psicologia, nutrição e educação física; e o terceiro é voltado ao treinamento prático em campo.

A iniciativa integra a política de valorização e renovação da arbitragem maranhense, encampada pelo presidente da FMF, Antônio Américo. Com apoio da CEAF e parcerias com ligas municipais, secretarias de esportes e prefeituras, a federação já realizou cursos de formação e qualificação em mais de 70 municípios do Estado. 

A descentralização visa descobrir e capacitar novos talentos em arbitragem para atuação em competições locais e nacionais.

“A Federação Maranhense de Futebol tem como compromisso permanente investir na formação e na valorização desses profissionais. Sabemos que não há futebol de qualidade sem arbitragem qualificada. 

É gratificante ver que, com apoio das ligas municipais e do poder público, conseguimos alcançar mais de 70 municípios. 

Essa presença dos nossos árbitros nas competições nacionais é fruto direto desse trabalho sério e contínuo”, destacou Antônio Américo.

Além dos cursos regulares, a FMF também promoveu 13 pré-temporadas em São Luís e uma em Imperatriz, todas com a participação de instrutores da FIFA e da CBF. 

Em cada evento, mais de 80 árbitros, oriundos de diversas cidades maranhenses, participaram dos treinamentos. 

Este ano, o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEDEL), também foi essencial para viabilizar hospedagem e uso do Estádio Castelão durante as atividades. 

“Estamos vivendo um novo tempo na arbitragem maranhense.

A entrega dos uniformes representa mais do que um símbolo de padronização: é o fortalecimento de uma nova geração que está sendo capacitada com responsabilidade, técnica e comprometimento. 

A descentralização das ações e a realização de cursos no interior mostram que o Maranhão tem potencial para formar árbitros de excelência em todas as regiões”, afirmou o presidente da CEAF, Marcelo Filho.

DESTAQUES:

Hoje, diversos árbitros oriundos do interior já integram os quadros da FMF e da Confederação Brasileira de Futebol, com atuações de destaque em escalas nacionais. 

Entre eles, estão Paulo José Souza Mourão, Wallas Martins Lopes, José Henrique de Azevedo Júnior, Roberto Santos Sá, José Marcos Rocha, Marcos Vinicius Teixeira e Gisele Ferreira da Silva (de Peritoró).

Na função de assistentes, destacam-se nomes como Antônio Adriano de Oliveira (Alto Alegre|AVAR), Yure Alves Soares (Imperatriz), Rafael Costa Pinheito (Presidente Sarney), Nicolly Arielle Barbosa de Freitas (Açailândia), Ivanildo Gonçalves da Silva (Bacabal) e os ludovicenses Edna Cristina Ferreira, Jhon Gleyson Viegas, Lucas Brito da Silva, José Carlos de Jesus e Jeydson Mandu Barros.

O Maranhão também marca presença na cabine do VAR com o árbitro Silvio Eduardo Silva e Silva. 

Já na área técnica, destacam-se os analistas e instrutores Marcelo Filho (presidente da CEAF), Juscelino Sousa Santos, Jorge Luis Viana da Silva, Wivian Silva Pereira (Açailândia) e o instrutor físico Carlos Augusto Alves Pereira.

O trabalho conta ainda com o apoio institucional do Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado do Maranhão (SAFEMA), representado por seu presidente Raimundo Benjamin Simas Júnior, que tem sido um importante aliado na valorização da categoria.

Comentários